Bike & Tecnologia – Aplicativos (por: Alexandre Liodoro)

bike e tecnologia - 2

 

Com o uso massivo de celulares e tablets, surgem a cada dia novos aplicativos para usados na prática de esportes, e entre eles para o ciclismo.Fizemos uma seleção dos aplicativos mais usados por ciclistas para que você possa testar e escolher aquele que mais se encaixa no seu dia a dia.

Strava

 

Talvez o aplicativo mais utilizado por ciclistas no mundo intstravaeiro, o Strava possui um sistema de rastreamento bastante preciso e completo. Grava informações geográficas do GPS do celular ou aceita a entrada de diversos tipos de gps do mercado. Exibe relatórios das pedaladas com dados como batimento cardíaco, trajeto, altimetria, velocidade, tempo, distância etc. Além dos recursos de tracking, o Strava possui uma rede social onde é possível adicionar contatos e comparar seus resultados aos de seus amigos. Também é possível ver dados que outros usuários compartilham e até participar de desafios propostos pelos usuários.

Sports Tracker

Esse aplicativo também possui muitos usuários no Brasil. Ele foi criado em 2004 por ex funcionários da Nokia, famosa por ser pioneira em apps de GPSsportstracker para celular. A interface é bastante amigável e pode ser utilizado para diversas atividades esportivas. Além do rastreamento e demais recursos de telemetria, o aplicativo também possui integração com redes sociais. A empresa também vende alguns dispositivos para monitoramento cardíaco, suporte para fixar o celular ou gps na bicicleta  e sendores de velocidade e cadencia.

Runkeeper

Outro aplicativo multi esporte. Ele é muito usado por corredores, porém como possui uma interface muito fácil de usar, é interessante para que está começando a pedalar. Ele possui uma interface visual bem agradável e informa os dados do treino duranterunkeeper a pedalada por voz. Além de possuir todos os recursos de integração com redes sociais ele possui um sistema de incentivo. Comecei usando o runkeeper justamente por ele ser simples e te motivar praticar esportes e perder peso mandando lembretes e dando trofeus pelos seus “feitos”. Uma desvantagem dele é que é um pouco pesado. Se você tem um celular mais antigo pode sofrer um pouco pra usá-lo.

Endomondo

O programa permite que você monitore a atividade em aproximadamente 50 esportes diferentes, incluindo na corrida, ciclismo, beisebol, boxe, dança e esgrima. O aplicativo grava o tempo de treino bem como a distância e rota obtida através do módulo GPS eEndomondo intensidade do treino (ex. por meio do cálculo de velocidade média, velocidade média e máxima) e, em seguida, converte em calorias queimadas. Por ser um aplicativo também multi esportes, o usuário pode achar falta de alguns recursos exclusivos para ciclismo. Mas se você pratica vários esportes e quer unificar todos os tracks em um só app, ele pode ser a alternativa perfeita. O aplicativo está disponível na versão básica gratuita e paga na versão pro.

Wikiloc

Aplicativo excelente para quem curte trilhas. É também uma rede social de trilheiros e tem  informações de rotas, dados de GPS e principamente muita troca de informação entre os usuários sobre os cuidados e pontos de interesse nas trilhWikilocas. O aplicativo do celular é bastante simples, apenas grava  as trilhas, mas é possível usá-lo como um seguidor de trilha pagando uma taxa anual.O site wikiloc é colaborativo e possui um lista enorme de trilhas mapeadas onde é possível fazer perguntas para os usuários e baixar os dados e segui-las. Para os aventureiros de plantão é uma ótima ferramenta para pesquisa pré trilha.

BikeRepair

Esse não é um aplicativo de rastreamento e sim um guiaBikeRepair prático com dicas de mecânica e manutenção da bicicleta que ensinam a resolver mais de 70 problemas mecânicos. Tem fotos detalhadas que explicam passo a passo como ajustar a bike, regular câmbios, freios, trocar os pneus, consertar a câmera de ar, substituir diversas peças e solucionar os mais diversos problemas. Um ótimo aplicativo para os “bicicreteiros” e interessados em aprender mais sobre a mecânica da bike.

Existem muito mais aplicativos voltados especificamente para ciclistas, cada um com um tipo de perfil e finalidade, mas o importante mesmo é botar a bike na rua, trilha ou estrada e pedalar!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s