Ligações no Sudeste: R.Domingos de Morais e região do Jabaquara

0
Rua Domingos de Morais, altura da Rua.Dr.Altino Arantes (foto do Vá de Bike)

Um dos caminhos mais conhecidos para a Zona Sul, a Rua Domingos de Morais é a via central do eixo que liga o Jabaquara ao Centro. Essa rota forma um Y ligando o Centro, a região da Vila Santa Catarina e também a Av.Cupecê, indo em direção à Diadema.

Esse eixo começa quando as avenidas Engenheiro Armando de Arruda Pereira e Engenheiro George Corbisier se encontram com na altura do metrô Conceição, formando o centro do nosso Y. Juntas elas ‘se tornam’ a Av.Doutor Hugo Beolchi, que passa por cima da Av.dos Bandeirantes. Após o viaduto ela se torna a Av.Jabaquara, mudando para Rua Domingos de Morais (entre a Rua Luís Góis e o metrô Vila Mariana), de onde passa a se chamar Rua Vergueiro. Se vc não entendeu a ideia, olhe no nosso mapa: https://goo.gl/maps/eWp1JFHSQs92 🙂

É por isso que uma ciclovia na Rua Domingos de Morais é fundamental para conectar a Zona Sul ao Centro da cidade, ela é uma rota já usada por centenas de ciclistas todos os dias, inclusive vários membros do Bike Zona Sul.

A Ciclovia Da Vergueiro precisa ser conectada com a Ciclovia Avenida Jabaquara para que os ciclistas não fiquem expostos ao intenso tráfego do trecho da Domingos de Morais, que tem ônibus, carros, motos e caminhões…

A atual alternativa construída pela CET passa pelas ruas Madre Cabrini, Primeiro de Janeiro e Coronel Lisboa, paralelas à Domingos de Morais. Ela é ótima para quem se desloca pela Vila Clementino ou a partir desse bairro, mas é um desvio grande e desnecessário para quem segue na direção do Jabaquara e outros bairros do Sudeste.

Todos sabemos da grande quantidade de ciclistas que usa o eixo Vergueiro-Domingos de Morais-Jabaquara, por isso precisamos de uma ciclovia na Rua Domingo de Morais! Além de proteger quem já pedala nessa rota, uma ciclovia nela estimularia ciclistas ocasionais, como meu pai e minha irmã.

A maioria dos ciclistas ocasionais não se sente segura ao compartilhar o espaço viário com carros, ônibus, motos e caminhões. É necessário garantir a segurança e o espaço deles, o que só é possível com a construção de ciclovias e ciclofaixas. Por isso nós do Bike Zona Sul defendemos a criação de mais ciclovias e ciclofaixas.

A ciclovia da Rua Domingos de Morais pode seguir o modelo das ciclovias da Rua Vergueiro e da Avenida Jabaquara, sendo monodirecional no canteiro central. Para isso basta demarcar a ciclovia no centro da avenida e ressinalizar as faixas de rolamento. É uma operação relativamente simples e que não precisa ser demorada!

Além disso, é necessário conectar a ciclovia da Av.Jabaquara às demais do Sudeste, como a da Av. Eng.George Corbisier e da Av.Eng.Armando de Arruda Pereira (sobre essas duas, clique aqui). Uma ligação segura entre essas duas ciclovias e a da Av.Jabaquara-Rua Vergueiro é fundamental para que os ciclistas possam se deslocar em segurança! Quando essas conexões forem completadas, boa parte do Sudeste paulistano estará conectado à malha cicloviária de São Paulo.

Para manter vivas as nossas demandas para a Prefeitura (seja nessa gestão ou na próxima), a equipe do Bike Zona Sul criou dois abaixo-assinados, os links estão abaixo, por favor assinem e compartilhem!

Assine e compartilhe os links:

www.change.org/InterligarAsCiclovias

Vamos pressionar o poder público e tornar São Paulo melhor para todos!

(Equipe Bike Zona Sul: Thomas Wang)

#BikeZonaSul #CicloviasSalvamVidas #VaiTerCiclovia

#PrioridadeParaOsPedestres #CidadesParaPessoas #CitiesForPeople

#SãoPauloPrasPessoas


Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:

Anúncios

Um comentário em “Ligações no Sudeste: R.Domingos de Morais e região do Jabaquara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s