Priorização dos pedestres no Ibirapuera!

Priorização dos pedestres no Ibirapuera!

AVISO: podem clicar nos links embutidos, eles vão abrir em novas guias e ajudam vc a entender o nosso post 😉 

36
Nova faixa de pedestres ligando o Parque e o Obelisco. (Foto: Thomas Wang/BZS)

Recentemente uma nova faixa de pedestres surgiu em um dos locais mais inacessíveis aos pedestres, no Obelisco do Parque do Ibirapuera!

É uma atitude louvável, considerando que o Obelisco compõe o Parque e possui uma área com mais de 5 mil metros quadrados. No entorno dele não há nenhuma faixa de pedestres e muitos trechos de calçada são estreitos, assim como em quase todo entorno do Parque do Ibirapuera.

A faixa de contenção (aquela que sinaliza que os veículos devem parar) e a faixa de pedestres (as listras) já foram pintadas, porém o semáforo ainda está inoperante.

39
Faixas de contenção e de pedestres ligando o Parque e o Obelisco do Ibirapuera. (Foto: Thomas Wang/BZS)

Na foto acima é possível ver que as faixas estão perfeitamente visíveis aos condutores. Apesar de na foto acima os semáforos estarem atrás das placas pois ainda estão desligados/ Passamos lá na última quinta e as placas já haviam sido retiradas, mas o semáforo ainda estava inoperante.

41
Na semana passada os semáforos ainda estavam desligados e atrás das placas, que foram retiradas recentemente. (Foto: Thomas Wang/BZS)

O local escolhido para a travessia de pedestres não é o ideal pois fica longe da entrada do Parque e do Obelisco, veja aproximadamente nesse mapa. O pedestre que estiver no Parque do Ibirapuera e quiser ir para o OBelisco do Ibirapuera terá que andar 200 metros, sendo que os portões do Parque e do Obelisco ficam um de frente para o outro!

É um ótimo começo da retomada de espaços públicos que se tornaram desabitados devido à priorização dos automóveis, mas é só um começo e ainda temos muito a reconquistar!

Como já foi noticiado pelo Bike É Legal, existem inúmeras áreas verdes em São Paulo que são subutilizadas por causa da priorização dos veículos motorizados individuais. Essa priorização dos carros inutiliza e desumaniza o espaço público, tornando-o ocioso.

Esperamos que além da faixa que fica em frente à entrada do Obelisco, outras sejam instaladas no seu entorno, que é extremamente perigoso para pedestres e ciclistas.

Deixamos aqui alguns links que marcam pontos no entorno do Obelisco do Ibirapuera que precisam de faixas de pedestres, pois não há nenhuma indicação para a travessia. Na maioria dos casos um semáforo seria o ideal, mas caso não seja possível, travessias elevadas (conhecidas como “lombofaixas”) também serviriam para proteger as pessoas.

Travessias sugeridas no entorno do Obelisco do Ibirapuera:

  • Entre o Viaduto General Marcondes Salgado e a Av.Dr. Dante Pazzanese (atravessando a Av.Pedro Álvares Cabral antes e depois do farol, atravessando a Av.Dr.Dante Pazzanese) – mapa
  • Entre o Viaduto General Euclides Figueiredo e o Hospital Dante Pazzanese (atravessando o viaduto e a Av.Pedro Álvares Cabral) – mapa
  • Entre o Obelisco e a Praça Eisnhower/Cachorródromo do Ibirapuera (atravessando a Av.Pedro Álvares Cabral e a alça de acesso à ela) – mapa
  • Entre o Obelisco e a Rua Mal.Mauricio Cardoso (atravessando a Av.Pedro Álvares Cabral e a R.Mal.Mauricio Cardoso) – mapa
  • Entre o Obelisco e o Parque do Ibirapuera (atravessando a Av.Pedro Álvares Cabral) – mapa

Veja o vídeo do Bike É Legal sobre áreas públicas ociosas devido à inexistência de acessos:

Veja mais sobre a priorização dos pedestres nestes posts:

Faixas de pedestres na diagonal… (X e Y)

Priorização dos pedestres em Los Angeles, EUA

(Equipe Bike Zona Sul: Thomas Wang)

#BikeZonaSul #CicloviasSalvamVidas #VaiTerCiclovia

#PrioridadeParaOsPedestres #CidadesParaPessoas #CitiesForPeople

#SãoPauloPrasPessoas


Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s