Porque precisamos de uma ciclovia da Rua Domingos de Morais

44
Ciclistas na R.Domingos de Morais, altura da estação Santa Cruz. (Foto: Thomas Wang/BZS)

A Rua Domingos de Morais liga o Jabaquara ao Centro de São Paulo. De extrema importância para a cidade, essa avenida liga o Centro, a região da Vila Santa Catarina e também a Av.Cupecê, indo em direção ao município de Diadema.

No sentido bairro, esse eixo começa nas avenidas Engenheiro Armando de Arruda Pereira e Engenheiro George Corbisier, que se encontram a poucos metros da estação Conceição. Após passar pela Conceição, as duas avenidas ‘se tornam’ a Av.Doutor Hugo Beolchi, que passa por cima da Av.dos Bandeirantes através de um largo viaduto (por onde também passa a Linha 1-Azul do Metrô). Após o viaduto ela se torna a Av.Jabaquara, mudando para Rua Domingos de Morais (entre a Rua Luís Góis e a estação Vila Mariana). A partir desse ponto ela é conhecida por Rua Vergueiro. Se vc não entendeu ou não conhece a região, olhe no nosso mapa: https://goo.gl/maps/eWp1JFHSQs92 🙂

49
Ciclistas aguardam semáforo no cruzamento da Rua Domingos de Morais com a Rua Luis Góis. (Foto: Thomas Wang/BZS)

Por ser uma via que conecta de forma direta o Centro e o Sudeste, a Domingos de Morais é uma rota usual de ciclistas, mas ainda não conta com ciclovia! É por isso que o Bike Zona Sul criou um abaixo-assinado pressionando a Prefeitura de São Paulo a implantar uma ciclovia nesse trecho.

Assine a petição através do link: www.change.org/CicloviaNaDomingos !
Compartilhe no Facebook e outras redes sociais, quanto mais assinaturas, maior a pressão!

A Ciclovia Da Vergueiro precisa ser conectada com a Ciclovia Avenida Jabaquara, os ciclistas não podem correr perigo! Precisamos de uma ciclovia para nos separar de ônibus, carros, motos e caminhões!

A atual alternativa construída pela CET passa pelas ruas Madre Cabrini, Primeiro de Janeiro e Coronel Lisboa, paralelas à Domingos de Morais. Ela é muito boa para moradores e frequentadores da Vila Clementino, porém não faz sentido para ciclistas que fazem o caminho do Jabaquara ao Centro. Ela é um desvio grande e difícil, com cruzamentos demorados (pois os semáforos priorizam os carros) e possui ladeiras. Ciclovias em ladeiras são necessárias para proteger ciclistas e pedestres de motoristas imprudentes, mas obrigar o ciclista que já faz um caminho plano (como a Domingos) a desviar por uma rota mais longa, mais difícil e mais demorada não faz sentido nenhum!

45
Casal pedala junto ao canteiro central da R.Domingos de Morais, seguindo a sinalização da Ciclofaxa de Lazer apesar de ser um dia útil. (Foto: Thomas Wang/BZS)

As fotos desse post ilustram a grande quantidade de ciclistas que usa o eixo Vergueiro-Domingos de Morais-Jabaquara, o que só reforça a necessidade de uma ciclovia na Rua Domingo de Morais!

Além de proteger quem já pedala nessa rota, uma ciclovia nela estimularia ciclistas ocasionais. Como exemplo cito meu pai e minha irmã, que tem medo de pedalar por causa dos motoristas irresponsáveis, estejam em carros, ônibus, caminhões ou motos.

É necessário garantir a segurança e o espaço de todo tipo de ciclista, o que só é possível com a construção de ciclovias e ciclofaixas. Por isso nós do Bike Zona Sul defendemos a criação de mais ciclovias e ciclofaixas.

47
Ciclistas na Rua Domingos de Morais, altura da estação Santa Cruz. (Foto: Thomas Wang/BZS)

A ciclovia da Rua Domingos de Morais pode seguir o padrão das ciclovias da Rua Vergueiro e da Avenida Jabaquara, sendo unidirecional no canteiro central. Para isso basta demarcar a ciclovia no centro da avenida e ressinalizar as faixas de rolamento. É uma operação simples, barata e rápida!

Também é necessário conectar a ciclovia da Av.Jabaquara às demais do Sudeste, como a da Av. Eng.George Corbisier e da Av.Eng.Armando de Arruda Pereira (sobre essas duas, clique aqui). Criar uma rota segura entre essas duas ciclovias e a da Av.Jabaquara-Rua Vergueiro é fundamental para que os ciclistas da Zona Sul possam se deslocar em segurança! Quando essas conexões forem completadas, boa parte do Sudeste paulistano estará conectado à malha cicloviária de São Paulo, trazendo segurança à milhares de pessoas!

Sobre esse trecho, o Bike Zona Sul criou outro abaixo-assinado: www.change.org/InterligarAsCiclovias . Assine e compartilhe!

 

33
Ciclista voltando para a casa por volta das 23h de uma quinta, na Rua Domingos de Morais. (Foto: Thomas Wang/BZS)

Para manter vivas as nossas demandas para a Prefeitura (seja nessa gestão ou na próxima), a equipe do Bike Zona Sul criou dois abaixo-assinados, os links estão abaixo, assinem e compartilhem!

Assine e compartilhe os links:

www.change.org/InterligarAsCiclovias

Vamos pressionar o poder público e tornar São Paulo melhor para todos!

Entenda mais sobre as ligações cicloviárias do Sudeste de São Paulo aqui.

(Equipe Bike Zona Sul: Thomas Wang)

#BikeZonaSul #CicloviasSalvamVidas #VaiTerCiclovia

#PrioridadeParaOsPedestres #CidadesParaPessoas #CitiesForPeople

#SãoPauloPrasPessoas


Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:

YouTube: www.youtube.com/bikezonasul

Instagram: www.instagram.com/bikezonasul

Twitter: www.twitter.com/bikezonasul

Strava: www.strava.com/athletes/bikezonasul

Anúncios

Um comentário em “Porque precisamos de uma ciclovia da Rua Domingos de Morais

  1. Avazz – Crie uma petição
    O novo site Petições de Comunidade da Avaaz encoraja as pessoas a criarem suas próprias campanhas usando as ferramentas de petições online da Avaaz — o site permite que pessoas ao redor do mundo iniciem campanhas e alcancem vitórias em âmbito local, nacional e internacional.

    https://www.avaaz.org/page/po/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s