Ciclistas pedem segurança na Ciclovia Rio Pinheiros

Ciclovia Rio Pinheiros - Bike Zona Sul
Ciclovia da Margem Oeste
Na tarde dessa última quarta-feira, ciclistas se reuniram na Ciclovia Rio Pinheiros (Margem Oeste) para participar de uma reportagem sobre os assaltos que tem ocorrido com freqüência no local, onde manifestaram sua indignação. Adolescentes tem praticado roubos constantes no local, levando seu único meio de transporte e pertences.

A Prefeitura de São Paulo​ diz que a responsabilidade pelo local é da CPTM​, que por sua vez diz que é do Metrô​ responsável pela construção da ciclovia, mas informa que a segurança do local compete à Polícia Militar​ e da Guarda Civil Metropolitana – São Paulo​. E assim é um empurra-empurra de responsabilidades.

 
Sem falar que o Governo do Estado​ fechou a antiga Ciclovia Rio Pinheiros​ para as obras do monotrilho por 2 anos, no entanto, já se passaram 4 anos e a ciclovia não foi devolvida. Além disso, o abandono na Ciclovia da Margem Oeste também é muito triste.

Poucos sabem, mas os projetos originais previam que as margens do Rio Pinheiros, eram pra ser um grande parque linear desde a região do Jaguaré até Interlagos. O Projeto Circuito dos Parques teria ciclovia em ambos os lados, sendo uma ligação de diversos pontos da cidade, no entanto, o projeto não foi acatado pelo Governo do Estado que vendeu diversos trechos nas margens à empresas como a EMAE. Um parque como esse funcionaria muito bem, desde que totalmente acessível à todos mas com seguranças rodando ao longo das ciclovias.

Confira no vídeo a seguir da Renata Falzoni como deveria ser o Circuito dos Parques:

 
Apenas a primeira parte do projeto foi realizada, a Ciclovia Rio Pinheiros, que possui sérios problemas de acessibilidade, regras absurdas que limitam seu uso como meio de transporte, como por exemplo, ser a única estrutura cicloviária que possui horário de funcionamento e falta de praticidade nas passarelas. Além disso, a falta de manutenção é visivelmente um dos maiores problemas encontrados no local. Sem falar, nos desvios inseguros e escadas improvisadas que expõem também problemas de conservação.

O fato principal é que não se vê segurança no local, especialmente nos dias de semana. Dessa forma, locais como a Ponte do Socorro, João Dias, Laguna e região da Estaiada são locais, onde ciclistas mais tiveram seus bens roubados, principalmente na João Dias, onde o n° de casos tem sido frequente, todos os dias.

Ciclovia Rio Pinheiros - Bike Zona Sul
Ponte João Dias: trecho onde mais ocorrem assaltos na Ciclovia da Margem Oeste.
A Ciclovia da Margem Oeste é extremamente utilizada por cidadãos que realmente usam a bicicleta como meio de transporte. Nos horários de pico do final da tarde o fluxo de bikes é muito grande, dessa forma os ciclistas procuram andar juntos, combinando horários para retornar, devido à falta de segurança, pois para muitos ciclistas, essa é a única opção de deslocamento.

Devemos sim continuar utilizando a estrutura cicloviária, devido à sua importância na cidade, também por ser o trajeto mais fácil para o dia a dia, no entanto, com mais cuidado e atenção aos trechos destacados. Mas queremos segurança urgente no local e a reabertura do antigo trecho da Ciclovia Rio Pinheiros com pleno funcionamento de ambos os lados do rio.

Veja como foi a manifestação nos vídeos a seguir:

#BikeZonaSul #CicloviaRioPinheiros #Assalto #Segurança
Anúncios

Um comentário em “Ciclistas pedem segurança na Ciclovia Rio Pinheiros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s