CICLOVIA: Ciclistas querem mais e melhores!

Ontem (18-05), aconteceu uma reunião extraordinária da Câmara Temática da Bicicleta para apresentar o “Plano Cicloviário de São Paulo” (veja a LIVE da reunião abaixo ou nos posts anteriores da nossa fan-page do Facebook).

Logo no início, o secretário de transportes Sérgio Avelleda passou na reunião apenas para informar que não poderia participar do diálogo, devido à uma transmissão ao vivo em um programa de televisão.

Ciclovia Ponte Vitorino Goulart Bike Zona Sul
Ciclovia da Ponte Vitorino Goulart, que juntamente com a estrutura cicloviária da Lourenço Cabreira, liga à Ciclovia Rio Pinheiros, mas está sendo ameaçada por vereadores da Zona Sul.

Na reunião, foi apresentado a tipografia das ciclovias que serão implantadas, modelos até bem elaborados e que poderão atender bem ao ciclista. Porém, não foram apresentados quantos quilômetros estão projetados, onde serão as vias contempladas, o que elas irão conectar, quais equipamentos deverão ser implantados ao longo dessas ciclovias para auxiliar os deslocamentos, etc.

Um plano cicloviário não é apenas um modelo de ciclovia. É uma direção de vias desejadas para a implantação de estruturas cicloviárias, além de uma porção de elementos que visam atender o cidadão que usa a bicicleta como modal de transporte, formando assim, uma rede cicloviária intermodalizando também com outros meios de locomoção e oferecendo suporte aos ciclistas que utilizarem a estrutura, além de integrá-los ao comércio local e pontos de interesse ao longo do trajeto.

Ciclovia da Lourenço Cabreira Bike Zona Sul
Ciclovia da Lourenço Cabreira com carro do vereador que quer remover a ciclovia passando livremente ao lado. Obs.: a alegação do político é que a ciclovia “causa congestionamentos”.

Tudo isso já está bem elaborado no PlanMob da Cidade de São Paulo, um plano de mobilidade que contempla diversas vias de interesse do ciclista urbano, algo que já havia sido discutido amplamente com a sociedade civil. No entanto, já estamos há quase 6 meses discutindo ainda o tipo de ciclovia a ser implantada na cidade e não há nenhum sinal sobre implantações ou quando poderemos opinar sobre as ciclovias que podem ser revistas.

Será mesmo que o prefeito João Dória, que prometeu aos ciclistas que iria fazer mais e melhores ciclovias, está sabendo fazer uma gestão da mobilidade ativa em São Paulo?

Confira a transmissão ao vivo feita pelo Bike Zona Sul:

#BikeZonaSul #MobilidadeUrbana #Ciclovia #CET

Anúncios

3 comentários em “CICLOVIA: Ciclistas querem mais e melhores!

  1. Caras, muito obrigado gravarem e compartilharem! Apenas um pedido para as próximas: filme na horizontal. Essa imagem na vertical não nos deixa ver coisas importantes ao mesmo tempo que capta imagens do chão e do teto, desperdiçando espaço do vídeo! 😉

    Curtir

  2. Caras, muito obrigado gravarem e compartilharem! Apenas um pedido para as próximas: filme na horizontal. Essa imagem na vertical não nos deixa ver coisas importantes ao mesmo tempo que capta imagens do chão e do teto, desperdiçando espaço do vídeo! 😉

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s