Obras de retorno na Ciclovia da Teotônio ganha um desvio provisório

O Bike Zona Sul esteve presente nas obras para a construção de um acesso e retorno no bairro Jardim São Rafael, cruzando a estrutura cicloviária.
 
Após reclamações de ciclistas, que passam pelo local, podemos notar que foi implantado provisoriamente um desvio com nivelamento possibilitando o deslocamento de ciclistas, pedestres e cadeirantes, através de um trecho do corredor de ônibus que está isolado.
IMG_20170706_145524
Desvio provisório da Ciclovia Teotônio Vilela 
 
O pessoal da CET nos apresentou como estão sendo realizadas as obras e como ficará a ciclovia. No projeto, serão implantadas faixas de pedestre com acessibilidade e a travessia de ciclistas no retorno, bem como o estreitamento para comportar a ciclovia como bidirecional cruzando para o trecho compartilhado com os pontos de ônibus.
 
Conversamos com o superintendente de engenharia da SPTrans, Marcelo Machado, onde relatamos também problemas no bicicletário do Terminal Varginha, que não segue o padrão de paraciclos com cerca, sendo totalmente aberto. Falamos ainda sobre a estrutura no Terminal Sto. Amaro, que havia sido removida, no entanto, nos informou que esse último bicicletário já foi reinstalado, mas ficou localizado no mezanino, o que poderá dificultar um pouco o acesso. Iremos analisar em breve no local.
 
A Ciclovia da Teotônio Vilela é uma importante ciclovia da Zona sul que atualmente liga o Terminal Varginha ao Terminal e Estação Grajaú da CPTM. A estrutura já possui projetos prontos de conexão com a Ciclovia da Av. Atlântica, possibilitando o uso da bicicleta como meio de transporte até o Socorro e Ciclovia Rio Pinheiros e iria realmente fazer aumentar bastante o nº de ciclistas, visto que a demanda existente atualmente é bastante grande nesse eixo de avenidas. No entanto, ainda é preciso verba e iniciativa da prefeitura para a conexão dessa estrutura. 
Ciclovia da Teotônio Vilela Bike Zona Sul
Ciclovia da Teotônio Vilela
 

A ciclovia poderia ainda ser interligada ao Pólo de Ecoturismo de São Paulo, proporcionando o fomento ao cicloturismo na capital, auxiliando o comércio local e possibilitando deslocamentos completos entre o Centro e a periferia somente por ciclovias nas avenidas de grande movimento da região.

Confira imagens das obras e do projeto no entorno da ciclovia:

Posted by Bike Zona Sul on Friday, July 7, 2017

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s