Bicicletário do Term. Sto. Amaro é realocado, mas continua com sérios problemas

Bicicletário do Terminal Santo Amaro Bike Zona Sul
Novo bicicletário do Terminal Santo Amaro

Nova estrutura foi colocada na parte externa do mezanino, lado contrário ao Mais Shopping​ e à UNINOVE​, que já pode dificultar a localização, caso não exista placas informando onde o ciclista deve estacionar a bicicleta, visto que boa parte do movimento fica próximo aos locais mencionados, obrigando o ciclista a dar uma volta enorme para chegar ao bicicletário ou utilizar muitas escadas.

Outro problema relacionado à localização, é que ele fica justamente no topo de uma escada, o que poderá dificultar bastante a idosos e crianças ou pessoas que possuem algum problema de saúde, que muitas vezes, não conseguem carregar as bikes pesadas ou carregadas pelas escadas.

Confira como ainda era difícil acessar o antigo bicicletário:

Escadas também chegam a ser perigosas até mesmo para quem não tem nenhuma dificuldade em carregar uma bike, pois qualquer desequilíbrio, a bicicleta sai rolando escada abaixo, exceto se fosse uma escada rolante, não havendo a necessidade de tirar a bike do chão.

O modelo para prender a bicicleta também deixa a desejar, pois é do tipo “açougue”, que dificulta também a idosos e crianças a levantar e prender a bicicleta. Ou seja, além de subir as escadas, ainda é preciso levantar a bike pra prendê-la.

Além disso, o número de vagas diminuiu. Os bicicletários antigos tinham mais ou menos uns 10 paraciclos, que possibilitavam prender cerca de 20 bicicletas, através do quadro da bike, algo bem mais seguro também. Atualmente a SPTrans “não se responsabiliza” pela bicicleta, colocando placas com esse aviso, no entanto, essa prática é ilegal e é responsável sim, em caso de furto da bike ou de algum acessório da mesma.

Quando funcionava na calçada da Uninove, ainda na gestão Kassab, os paraciclos eram cheios e bastante acessíveis, apesar de estar dentro de cercas sendo necessário chamar um guarda para abrir e fechar o bicicletário.

Depois de um tempo, sem motivo algum, o local ficou fechado e sem uso, até ser migrado para dentro do Terminal na gestão Haddad. No entanto, devido à problemas de localização e dificuldades de acesso, acabou sendo pouco utilizado. Logo, virou ponto de ônibus e seus paraciclos ficaram abandonados num canto do Terminal. Poderiam ser aproveitados para serem espalhar pelas calçadas de Sto. Amaro e pontos de interesse em bairros vizinhos.

Bicicletário Terminal Santo Amaro Bike Zona Sul
Ainda que a localização não fosse a ideal, o antigo bicicletário tinha estruturas mais práticas e seguras.
Bicicletário Terminal Santo Amaro Bike Zona Sul
Os paraciclos ideais no formato em “U” invertido foram abandonados num canto do terminal.

Algumas das diretrizes para ter bons bicicletários com uso frequente e praticidade, não requer grandes investimentos, mas devem estar localizados no mesmo nível da rua, sem escadas ou acessos onde é preciso levantar a bicicleta. Devem ser pensados à todos os tipos de usuários, desde crianças, adultos e idosos, sempre facilitando o uso e a localização para que o uso seja um sucesso.

Em nossa análise, podemos concluir que o acesso melhorou pouco, devido ao nº de escadas que podemos acessar, dependendo de onde estamos vindo, no entanto, que o modelo escolhido piorou em termos de segurança e praticidade.

Lembrando que o Bike Zona Sul não foi consultado, nem sequer nenhuma associação ou instituição de mobilidade ativa opinou sobre a implantação. Assim, temos mais uma estrutura para bicicletas, criada por pessoas que não pedalam e que não compreendem as dificuldades do ciclista urbano.

Confira como é o novo bicicletário do Terminal Santo Amaro:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s