PlanMob foi ignorado do plano de metas da Prefeitura e ciclovias poderão não ser construídas

PlanMob é totalmente ignorado pela Prefeitura de São Paulo e não haverá nenhum compromisso em construir algum quilômetro de infraestrutura cicloviária, bem como tantas outras necessidades de mobilidade na cidade, segundo o plano de metas do prefeito João Doria​.

O prefeito diz que já existe “ciclovias demais”, mas deconsidera o fato de que 400km é muito pouco para uma cidade com mais de 17.000km de ruas e avenidas, entre elas muitas perigosas.

Bike Zona Sul Ciclovia da Lourenço Cabreira
Ciclovia na Avenida Lourenço Cabreira a poucos metros de conexão com a Ciclovia Rio Pinheiros e o SESC Interlagos, através das avenidas Matias Beck e Manoel Alves Soares

Sendo assim, a malha cicloviária atual, ainda não atende à toda a população da cidade, principalmente nos bairros mais distantes da periferia, que não conecta com as ciclovias do Centro em segurança, sendo muitas vezes necessário, pegar uma M’boi Mirim ou uma Belmira Marin, por exemplo.

Uma das metas é a revisão, mas ela não deve ser feita com remoção. Outra é conectar 90% da rede cicloviária, mas ela realmente só será conectada, através da ampliação de mais ciclovias sem a retirada de nenhuma estrutura. Além disso, a manutenção é fundamental, pois muitas estão se desfazendo por conta da falta de zeladoria nas ciclovias.

Ciclovia na Periferia Bike Zona Sul
Ciclistas pedem urgentemente ciclovia na periferia

Entendemos, que intermodalidade é solução para alguns que usam a bicicleta como meio de transporte, mas para muitos da periferia, a realidade é pedalar 30km direto porque “é o jeito mesmo” ou porque é mais prático, mas também porque o ônibus com suporte pra bicicleta, não chega lá.

A questão é que temos quase 1.000 ônibus superarticulados (com boa vontade, deve ter mais de 3000 contando todos os articulados) circulando que teriam a capacidade suficiente para levar umas 3 ou 4 bikes, mas os poucos que estão aptos (menos de 100 unidades) levam apenas 1 bike e não dá pra contar com esse serviço na periferia, pois esses poucos não passam por lá e mesmo que passassem são insuficientes pra toda a cidade. Não adianta colocar suporte de bikes apenas nos novos, mas é preciso ao menos adaptar toda a frota de articulados.

A mobilidade da bicicleta, não se resume apenas em ciclovias, pois não queremos apenas espaço para pedalar, mas sim espaço para ir e vir com segurança e ter uma cidade melhor para todos poderem pedalar.

#BikeZonaSul #CicloviaNaPeriferia #Mobilidade #PlanMob #Bicicleta #Transporte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s