Como conectar as ciclovias pela Vila Clementino

Como conectar as ciclovias pela Vila Clementino

Observação: o post contém links embutidos, pode clicar que eles vão abrir em novas guias do seu navegador, assim vc não perde esse post 😉

Observação 2: para não complicar vamos chamar todas as vias de ‘rua’, independente de serem avenidas, alamedas, ruas, etc…

Moema é um bairro quase perfeito para o ciclismo: plano, ruas largas, residências e comércios bem misturados. Mesmo assim,  a região é problemática para os ciclistas. Por quê? Porque o trânsito da região é carregado e o bairro possui poucas ciclovias/ciclofaixas.

A infraestrutura cicloviária atual

Segundo o mapa da infraestrutura cicloviária de São Paulo (disponível no site da CET e também abaixo), o bairro possui a seguinte estrutura cicloviária (em vermelho):

  1. Ciclofaixa das ruas Madre Cabrini-Coronel Lisboa-Primeiro de Janeiro-Boninas: bidirecional e muito utilizada pois passa no centro da Vila Clementino e a conecta aos bairros da Vila Mariana e Saúde.
  2. Ciclofaixa da Rua Vergueiro: monodirecional de canteiro central, liga a Vila Mariana às ciclovias da Paulista e Liberdade.
  3.  Ciclofaixa da R.França Pinto: bidirecional, liga o Parque do Ibirapuera à ciclofaixa da Rua Vergueiro e oferece uma rota segura pelo centro da Vila Mariana.
  4. Ciclofaixa da Av.Jabaquara: monodirecional de canteiro central, liga a Vila Clementino à Moema e Saúde, indo até a região de São Judas.
  5. Ciclofaixa da Av.Bosque da Saúde: única ciclofaixa que liga a ciclofaixa da Av.Jabaquara com a Av.Ricardo Jafet/Prof.Abraão de Morais.
  6. Ciclofaixa das ruas Aratãs e Guatás: bidirecionais, ligam Moema à saúde passando pelo Planalto Paulista.
  7. Ciclofaixa ruas Calixto da Mota-Dionísio Vieira-Rodrigo Vieira: bidirecional, liga a Av.Ricardo Jafet com a da R.Vergueiro, protegendo os ciclistas nas ladeiras da Vila Mariana/Chácara Klabin.
  8. Ciclofaixa R.Guapiaçú: bidirecional, é parte da ligação entre o trecho Haberbeck Brandão-Jurupis e a Coronel Lisboa/Primeiro de Janeiro.
  9. Ciclofaixa das ruas Nhambiquaras, Professor Ascendino Reis (monodirecionais) e Dr.Haberbeck Brandão (bidirecional): trecho que liga Moema à Vila Clementino.
  10. Ciclofaixa R.Santa Cruz: bidirecional, faltando pouco para se conectar com a 11.
  11. Ciclofaixa R.Dona Leopoldina (monodirecional no canteiro central)/Av.Nazaré (bidirecional): conectam os bairros da Aclimação e Vila Gumercindo passando pelo Ipiranga, também se ligando ao trecho 12.
  12. Ciclofaixa ruas Patriotas/Montalverme: bidirecionais, conectam a ciclofaixa da Av.Nazaré à Avenida do Estado e Av.Ricardo Jafet.
  13. Ciclorrotas da Vila Mariana: não oferecem nenhuma segurança aos ciclistas pois a única sinalização existente são placas de “rota de bicicleta” em alguns locais.

    1
    Infraestrutura atual na Vila Clementino e região. (CET)

Como é possível perceber, existem várias estruturas próximas, mas desconectadas. Sendo morador da região, conheço diversos caminhos e sei quais são mais utilizados, assim como também sei quais são os mais perigosos. Baseado nisso, criei os mapas abaixo: o primeiro com conexões essenciais em verde e o segundo com ligações complementares em azul.

O critério para a numeração é bem simples: indiquei primeiro as mais importantes para conectar a rede, trazendo mais segurança para quem pedala. Veja no mapa abaixo:

As conexões essenciais

2.png
As conexões essenciais.
  1. Rua Domingos de Morais: ligação óbvia entre as ciclofaixas da Avenida Jabaquara e Rua Vergueiro, foi prometida após o término das obras do Metrô na estação Santa Cruz. Atualmente o Metrô está em fase final e o secretário Sergio Avelleda já reforçou que será entregue. É uma antiga demanda dos ciclistas (veja aqui e aqui), temos pressionado a Prefeitura através de um abaixo-assinado. Assine aqui! 
  2. Av. Ricardo Jafet: as obras foram interrompidas pela Prefeitura no começo de 2017, veja no aqui e no aqui. Segundo projeto, seria no canteiro central, ou seja, protegeria os ciclistas sem tirar espaço dos demais veículos. É importante para interligar as ciclofaixas do Ipiranga, Vila Mariana, R.Santa Cruz e Av.Bosque da Saúde.
  3. Rua Dr.Neto de Araújo: poderia ser feita de forma bidirecional e sem retirar vagas de estacionamento já que a rua é larga. Conectaria a ciclofaixa da Vila Mariana ao eixo das ciclofaixas da Vergueiro-Jabaquara.
  4. Av. José Maria Whitaker: esse trecho é muito importante para conectar a ciclofaixa que vem da Alam. dos Nhambiquaras/Moema com a Vila Clementino e o eixo Vergueiro-Jabaquara.
  5. R.Santa Cruz-Av. Dr.Gentil Moura: ligaria a ciclofaixa da Rua Santa Cruz com o as ciclofaixas do Ipiranga, fornecendo segurança numa região na qual não há opções.
  6. R.Luis Góis: ligaria a ciclofaixa de Moema/Guapiaçú com a das ruas Coronel Lisboa/Primeiro de Janeiro e a da Av.Ricardo Jafet.
  7. / 8. Av. República do Líbano/Indianópolis: ligaria a ciclovia da Hélio Pellegrino com as ciclofaixas Nhambiquaras/Moema, Alam. dos Guatás e Av. Jabaquara.

Outras ciclofaixas que seriam úteis

Além dessas conexões essenciais, que são as básicas para interligar a rede e trazer o mínimo de segurança, também conversei com vizinhos e outros ciclistas que encontrei. Com essas conversas, criei o mapa abaixo, com outras sugestões que foram feitas, em azul.

3
Sugestões feitas por moradores e ciclistas.
  1. Ruas Santa Cruz-Borges Lagoa: ligaria o trecho existente na Rua Santa Cruz às ciclovias das ruas Domingos de Morais, Coronel Lisboa/Primeiro de Janeiro, ao sistema 2 e ao Parque do Ibirapuera (3).
  2. Vila Clementino (ruas Borges Lagoa, dos Otonis, Leandro Dupret e Ascendino Reis): ligaria as ciclovias das ruas Domingos de Morais, Coronel Lisboa/Primeiro de Janeiro, Nhambiquaras/Moema, Vila Mariana e Parque do Ibirapuera. Esse sistema criaria uma rede interna no bairro, o que poderia diminuir o trânsito pois incentivaria pequenos deslocamentos.
  3. Av. Quarto Centenário: ligaria Vila Clementino, Nhambiquaras/Moema às ciclovias existentes na Hélio Pellegrino/República do Líbano e também ao Parque do Ibirapuera.
  4. R. Dr.Pinto Ferraz: ligaria a ciclofaixa Calixto da Mota-Dionísio da Costa-Rodrigo Vieira às ciclofaixas da Rua Vergueiro e Avenida Jabaquara.
  5. Vila Mariana/Ibirapuera (ruas Tutoia, Humberto I, Conselheiro Rodrigues Alves e José Antônio Coelho):conectaria as ciclofaixas da Rua França Pinto, Rua Vergueiro-Av. Jabaquara, R.Dr Rafael da Nóbrega, Parque do Ibirapuera e Vila Clementino.
  6. Indianópolis (Av. José Maria Whitaker, alamedas dos Araés e Auetis): ligariam as ciclofaixas Nhambiquaras/Moema, Av. Indianópolis, Guatás e Guapiaçu.
  7. R.Jureia: conectaria as ciclofaixas da Rua Santa Cruz e Rua Luis Góis, sendo uma opção para os moradores da região se deslocarem internamente, sem ter que subir até a Rua Domingos de Morais ou descer até a Av. Ricardo Jafet para ter segurança.

No terceiro mapa se torna visível como algumas ciclofaixas/ciclovias podem tornar o bairro melhor, diminuindo o trânsito e trazendo segurança para os moradores. Se todas essas estruturas citadas fossem construídas, teríamos um bairro bem mais seguro, o que incentivaria pedestres e ciclistas em uma região na qual o trânsito já é complicado.

Mesmo que por enquanto essas sugestões  não sejam implantadas agora, já registramos para o futuro…  Vamos continuar defendendo uma cidade que seja pensada para as pessoas, ou seja, pedestres e ciclistas 🙂

Bônus: entenda porque a Vila Clementino é importante para os ciclistas do Sudeste de SP clicando aqui!

Fique ligado: entenda a ligação da Vila Clementino com Moema semana que vem!

(Equipe Bike Zona Sul: Thomas Wang)

#BikeZonaSul #CicloviasSalvamVidas #VaiTerCiclovia

#PrioridadeParaOsPedestres #SãoPauloPrasPessoas


Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s