Opinião: buzinar não é ‘ajudar’ o ciclista

Recentemente um motorista grudou em minha traseira buzinando freneticamente. Quando paramos no farol, encostei do lado dele e perguntei porque ele estava buzinando. Ele disse que buzinou várias vezes para me ‘ajudar’. Perguntei como ele esperava me ajudar buzinando. Segundo ele, isso era para eu sair da pista e ir para calçada, o que me protegeria.

Citei o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que diz:
Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

A lei diz que o ciclista deve andar ‘na rua’, nas faixas comuns, assim como os demais veículos. A calçada é dos pedestres, exceto em casos específicos:
Art. 59. Desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, será permitida a circulação de bicicletas nos passeios.

O motorista em questão continuava insistindo que não existe lei e que lugar de bicicleta é na calçada, provando sua ignorância mesmo com alguém citando a lei para ele. Como ele não queria aceitar a lei, encerrei a discussão falando para ele procurar conhecer as leis e que ele poderia pesquisar no Google para se informar. Quando comecei a ir embora ele me xingou e me mandou ‘para aquele lugar‘,  sorri e retribui falando: “Mesmo que você queira ir pra lá, ainda vou chegar antes de você”. Um motociclista que tinha acompanhado a discussão se divertiu com a minha resposta.

O problema não é desconhecer a lei, mas insistir na ignorância. Ainda mais quando alguém está tentando te explicar algo numa boa. Nessa situação, o que aquele motorista queria é que eu saísse da frente dele, mesmo com a preferência sendo minha (conforme abaixo):
Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:
(…)
§ 2º Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

Ele não estava disposto a ter um ciclista na frente dele, mesmo com o trânsito parado (tanto que paramos no farol e eu fui falar com ele). Ele não aceitava o fato de uma bicicleta estar indo na mesma velocidade que ele. Buzinar foi a ‘solução’ encontrada por ele, usando como justificativa (ou desculpa esfarrapada) que ele queria me ajudar. Buzinar não é ajudar o ciclista, é tentar assustar ele. Assustá-lo para que ele dê passagem aos carros, o que ele não é obrigado a fazer. Pelo Código de Trânsito, os motoristas devem esperar e dar preferência para quem pedala.

Então, quando estiver dirigindo, deixe os ciclistas em paz. No máximo dê uma buzinada leve caso vá ultrapassar uma pessoa pedalando. E sempre respeite a distância mínima de 1,5 metro, conforme abaixo:
Art. 201. Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta:
Infração – média;
Penalidade – multa.

E, ciclistas, não tenham medo. Percebam a situação, caso haja segurança, converse com o motorista e explique as leis. A maioria não as conhece e não sabe como suas ações nos colocam em risco. Tenha paciência, relembre que todos somos humanos e aprendemos com os nossos erros. Só com muita paciência, educação, fiscalização e estrutura teremos uma cidade mais segura e mais humana.

 

Conheça mais sobre o Código de Trânsito Brasileiro neste post do Vá de Bike.

Sugestão de leitura: Furar o farol não é ‘acidente’

(Equipe Bike Zona Sul: Thomas Wang)

#BikeZonaSul #CicloviasSalvamVidas #VaiTerCiclovia

#PrioridadeParaOsPedestres #CidadesParaPessoas #CitiesForPeople

#SãoPauloPrasPessoas


Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:

YouTube: www.youtube.com/bikezonasul

Instagram: www.instagram.com/bikezonasul

Twitter: www.twitter.com/bikezonasul

Strava: www.strava.com/athletes/bikezonasul

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s