Como foi a audiência pública das ciclovias em Pinheiros

No dia 18 de abril de 2018 o Bike Zona Sul participou da audiência pública sobre as ciclovias na região de Pinheiros. Estavam presentes moradores, comerciantes e ciclistas dos bairros de Pinheiros, Butantã, Itaim Bibi e de Osasco. Também estavam presentes representantes da Prefeitura Regional de Pinheiros, Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da Câmara Temática de Bicicleta (CTB)  além de outras entidades a favor da mobilidade ativa como o Bike Zona Oeste, Vá de Bike, Ciclocidade e CicloBR . Também participaram ciclistas da região que não são afiliados a nenhuma entidade, inclusive ciclistas que são comerciantes. Mais de 4 mil pessoas acompanharam a audiência através das filmagens online do  Vá de Bike e CicloBR.

Na mesa estava o secretário da SMT, João Otaviano que pediu para a Nancy Ribeiro, também da SMT, apresentar os projetos das ciclovias das pontes Eusébio Matoso/Bernardo Goldfarb, Cidade Universitária e Jaguaré, assim como a Rua Costa Carvalho.  Todos eles, assim como uma ciclovia na Rua Butantã e interligação da ligação com a Estação Butantã, já foram aprovados e tem recursos reservados pelo Grupo Gestor da Operação Urbana Faria Lima. Nancy e Otaviano disseram desconhecer os cronogramas de execução destas obras, apesar do site da Operação Urbana Faria Lima ter os prazos e orçamentos. Segundo o site da Operação Urbana, tais ciclovias estão previstas para novembro de 2020, o penúltimo mês dessa gestão!

 

João Otaviano também reforçou que a Prefeitura tem utilizado o portal SP156 e recebido pedidos de retiradas de ciclovias, por isso, é importante que os ciclistas solicitem novas ciclovias através do SP156. Em seguida, foi apresentado o projeto da ciclovia, que será feita em 4 trechos distintos, conforme abaixo:

1
Mapa das ciclovias que serão implantadas. (Foto: Thomas Wang / BZS)
  • Rua Costa Carvalho: será implantada uma ciclofaixa bidirecional (mão dupla). Essa ciclofaixa é importante para conectar a ciclovia da Av.Faria Lima/Pedroso de Morais com o Terminal Pinheiros e a futura ciclopassarela da Eusébio Matoso/Bernardo Goldfarb.
  • Ponte Eusébio Matoso/Bernardo Goldfarb: será construída uma ciclopassarela para pedestres e ciclistas. Essa é uma reivindicação antiga, pois atualmente milhares de ciclistas passam pela Ponte Eusébio Matoso. São ciclistas do Butantã, Vila Sônia, Rio Pequeno e USP, além de Osasco, que se dirigem à Faria Lima, Berrini e Centro.
  • Ponte Cidade Universitária: será implantada uma ciclofaixa, mas não foram fornecidos detalhes. Uma importante ligação entre os bairros do Butantã, USP e Rio Pequeno com o Sumaré e Pinheiros. Centenas de estudantes pedalam por ela todos os dias.
  • Ponte do Jaguaré: será implantada uma ciclovia no canteiro central, a continuação da existente em parte Av.Jaguaré. Mais que necessária, é o que falta para conectar as ciclovias da Av. Escola Politécnica, região do Rio Pequeno/Jaguaré às ciclovias da Vila Leopoldina/Lapa e sistema Faria Lima.
2
Detalhe da ciclovia da Ponte do Jaguaré. (Foto: Thomas Wang/BZS)

Todas obras serão feitas e pagas pela Operação Urbana Faria Lima (entenda aqui ,aqui e aqui), por isso devemos ficar atentos. Como é de praxe, a maioria das operações urbanas deixam ciclovias como uma das últimas prioridades e só as implantam após MUITA cobrança.  Por isso é importante que os ciclistas e entidades cobrem a Secretária de Mobilidade e Transportes, a SP Obras (que está devendo ciclovias, veja aqui) e o Conselho Gestor da Operação Urbana Faria Lima (os responsáveis estão aqui).

Todos os presentes se posicionaram a favor estas conexões cicloviárias e reforçram que elas devem ser implantadas o quanto antes. Ciclistas deixaram clara a necessidade das ciclovias citadas, mencionando ciclistas que morreram na região, como o Gilberto, homenageado com uma ghost bike em 2014. Na audiência ficou claro o apoio popular às ciclovias, assim como também foram cobrados prazos.

Além disso, Sasha, representante da Zona Oeste na Câmara Temática de Bicicleta (CTB), entregou ao secretário João Otaviano um dossiê elaborado pela Câmara Temática que inclui informações sobre mortes de ciclistas na cidade de São Paulo, a Operação Urbana, contagem de ciclistas, abaixos-assinados, exigências legais, e o orçamento/planejamento/aprovações dos projetos de cada uma das ciclovias citadas, que já foram publicados no Diário Oficial do Município.

O secretário João Otaviano se comprometeu a defender a retomada da instalação de ciclovias  e marcar reuniões sobre essas ciclovias com o secretário de Finanças e a SP Obras. Ele também prometeu informar a Câmara Temática de Bicicleta e demais entidades civis sobre tais reuniões, os assuntos debatidos e o que for estabelecido.

Leia aqui: Porque precisamos de ciclovias para proteger as pessoas.

João Otaviano também reforçou que a Prefeitura tem utilizado o portal SP156 e recebido pedidos de retiradas de ciclovias, por isso, é importante que os ciclistas solicitem novas ciclovias através do SP156. 

O resultado é meio vago, mas podemos cobrar o secretário de Mobilidade e Transportes por esses compromissos.  Precisamos continuar pressionando a Prefeitura até as ciclovias serem concluídas! Vamos manter o assunto na agenda da SMT, assine e compartilhe a petição: www.change.org/CicloviaNaEusebioMatoso .

Veja parte da audiência aqui!

(Equipe Bike Zona Sul: Thomas Wang / Colaboraram: Bike Zona Oeste e Sasha, da Câmara Temática de Bicicleta)


Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:

YouTube: www.youtube.com/bikezonasul

Instagram: www.instagram.com/bikezonasul

Twitter: www.twitter.com/bikezonasul

Strava: www.strava.com/athletes/bikezonasul

 


Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:

Anúncios

4 comentários em “Como foi a audiência pública das ciclovias em Pinheiros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s