Portal SP 156

Você conhece o Portal SP156? Ele é um portal da Prefeitura de São Paulo no qual os cidadãos podem registrar suas solicitações pela internet. Apesar de uma apresentação bem feita e um site simples de navegar, o portal ainda é burocrático pois é organizado de forma confusa e possui itens duplicados.

Apesar disso, o uso é simples e o cidadão pode solicitar diversos serviços em poucos cliques. Por exemplo, a solicitação de fiscalização de uma calçada em más condições pode ser feita em menos de 2 minutos. Basta acessar o ícone de “Rua e bairro” e clicar nas opções que aparecem no menu central, conforme abaixo:

imagem1
As opções de solicitação aparecem no menu central. No exemplo acima, solicitação de fiscalização de uma calçada danificada.

Ao clicar em “Selecionar“, o cidadão é direcionado para uma página com informações sobre a solicitação. No final da página, aparece o botão “Entrar e solicitar“. Nesse momento, é necessário fazer um cadastro com informações como nome, e-mail e endereço. Depois do cadastro é possível salvar o usuário/senha para que o site não peça novamente (como salvar o login de Facebook, por exemplo).

Após preencher o cadastro, aparece a página abaixo. Nela o solicitante preenche um resumo e a localização do problema, com rua e número. Também é possível marcar o local no mapa do Google Maps.

imagem1
Nessa etapa é necessário descrever o problema e sua localização.

Depois de resumir o problema e indicar sua localização, se quiser, o cidadão pode fazer upload de fotos do local. Caso não deseje fazer o upload, pode clicar em “Finalizar“. Geralmente, após finalizar a solicitação, aparece uma pesquisa de feedback sobre o portal SP156, no qual o cidadão coloca de 1 a 5 estrelas e preenche seu e-mail para receber a resposta da Prefeitura sobre a solicitação.

É importante que os cidadão utilizem o portal SP 156 para cobrar a Prefeitura. Ele é muito útil para solicitar fiscalização de calçadas, a criação de ciclovias, reclamar da lotação e estado de conservação de ônibus, plantio de árvores e outras funções que são de obrigação da Prefeitura.

Para nós, ciclistas, é muito importante solicitar a implantação de novas ciclovias. Como já disseram o antigo secretário de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, e o atual, João Otaviano, a Prefeitura e a Secretaria de Mobilidade e Transportes estão usando os dados do Strava e do Portal SP156 para mapear a demanda por novas ciclovias.

Para solicitar novas ciclovias, siga o passo a passo abaixo!

imagem1
1. No menu lateral, selecione “Transporte” ou “Trânsito
2. Em “Assunto“, selecione a penúltima opção “Proposta para implantação de ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas
3. Clique no botão “Selecionar
imagem1
4. Desça a página de informações e clique em “Entrar e solicitar
imagem1
5. Conte a situação dos ciclistas na via, informe que eles têm dificuldades e forneça o endereço do local onde você deseja que a ciclovia seja implantada.
imagem1
6. Se tiver fotos do local, faça upload. Se não tiver, clique em “Não sou um robô” e depois em “Finalizar
imagem1
7. Responda a pesquisa do portal e cadastre seu e-mail para receber a resposta da Prefeitura.

Cadastre sua solicitação no portal SP 156 da Prefeitura de São Paulo, apenas cobrando e fazendo a nossa parte que vamos tornar São Paulo melhor!


Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:

YouTube: www.youtube.com/bikezonasul
Instagram: www.instagram.com/bikezonasul
Twitter: www.twitter.com/bikezonasul
Strava: www.strava.com/athletes/bikezonasul

Anúncios

Um comentário em “Portal SP 156

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s