Sinalização para ciclistas.. Mas e as ciclovias?

Na segunda passada a Secretaria de Mobilidade e Transportes fez o post abaixo, falando da instalação da sinalização para ciclistas em algumas ciclofaixas/ciclovias do Centro de São Paulo. O link da página da Secretaria direciona para uma página da Assessoria de Imprensa da CET.

No comunicado, a CET explica que foram instaladas 76 placas em 12 quilômetros de ciclovias na região central. É citada a fala do secretário João Octaviano: “A proposta das placas é dar a noção de uma rede cicloviária na cidade. Depois do Centro e da Lapa, a ideia é expandir o projeto para outros bairros, mostrando que é possível ir de um lugar a outro de bicicleta em São Paulo, usando as ciclofaixas e ciclovias“. João Octaviano cita a Lapa, um bairro que possui apenas uma ciclofaixa (vide imagem abaixo, tirada do próprio mapa de infraestrutura cicloviária da CET).

img003
Mapa da CET que mostra a única ciclofaixa da Lapa, que liga a Vila Leopoldina até Perdizes, e sua extensão de três quadras que acaba no Poupatempo.

 

É difícil “dar a noção de uma rede cicloviária” quando há poucas (nesse caso, só uma) ciclofaixa. Como é possível perceber no mapa, há várias ciclofaixas e ciclovias próximas, mas elas ainda não estão conectadas. As placas são um avanço importante, mas ao invés de comemorar a instalação delas, a CET e a SMT não deveriam conectar tais ciclovias? 

Não se trata de ser contra a sinalização para ciclistas, pelo contrário, nós apoiamos essa sinalização. Tanto que começamos o diálogo com a Prefeitura em dezembro de 2015 (veja aqui). No começo de 2016 tivemos duas reuniões com a CET, nas quais sugerimos as informações que deveriam estar nas placas. Coincidência ou não, são exatamente as mesmas que estão nas placas atuais. Ainda no início de 2016, protocolamos e entregamos na CET/SMT um abaixo-assinado que pedia a criação e instalação de sinalização para ciclistas.

Depois de 2 anos, o então secretário de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda iniciou o projeto piloto dessa sinalização, na Avenida Paulista (veja aqui). Após Avelleda sair da SMT e João Octaviano assumir, não tivemos nenhuma novidade. Nem sobre placas, nem sobre ciclovias. Atualmente não temos mais contato direto com a Prefeitura, SMT ou CET, que não dialoga com a população ou com as entidades como o Bike Zona Sul.

Mesmo assim, cabe um tímido elogio ao que parece ser a primeira iniciativa de Octaviano em prol dos ciclistas. Mas ainda é muito pouco: temos cerca de 500 quilômetros de ciclovias/ciclofaixas, o que não é nada comparado aos 16.500 quilômetros de vias sem segurança e sem proteção. Esperamos que a Prefeitura e a Secretaria de Mobilidade e Transportes instalem as placas em todas ciclovias, mas esperamos mais que isso: esperamos que conectem as nossas ciclovias!

Outro ponto interessante levantado pela CET no seu comunicado é a parceria com a Bloomberg Philanthropies (leia mais sobre eles aqui).  Na visita dos representantes da Bloomberg à São Paulo também foi ‘doada’ uma ciclovia no Viaduto Bresser, que até hoje não foi implantada. Houve até a chamada para a audiência pública sobre a ciclovia, que foi postergada várias vezes e, por fim, cancelada. Diante disso, cidadãos sinalizaram uma ciclofaixa no local, que foi rapidamente apagada pela Prefeitura. Como começaram a usar o dinheiro doado pela Bloomberg, será que a SMT finalmente vai implantar as ciclovias entre o Centro e a Zona Leste? Fica essa dúvida, com ar de cobrança.

Enquanto isso, vamos pressionar a Prefeitura a instalar placas em todas ciclovias! Assine a petição: www.change.org/MapaDasCiclovias !

E vamos cobrar uma ciclovia da Zona Sul que já tem projeto, orçamento, já foi aprovada em audiência pública e até agora não saiu! Assine aqui: www.change.org/CicloviaNaDomingos !

(Equipe Bike Zona Sul: Thomas Wang)

#BikeZonaSul  #VaiTerCiclovia #CicloviasSalvamVidas

#CidadesParaPessoas #SãoPauloPrasPessoas


Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:
YouTube: www.youtube.com/bikezonasul
Instagram: www.instagram.com/bikezonasul
Twitter: www.twitter.com/bikezonasul
Strava: www.strava.com/athletes/bikezonasul

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s