Como foi a reunião da Câmara Temática de Bicicleta (CTB) no dia 14/08

No dia 14/08 o Bike Zona Sul participou da reunião da Câmara Temática de Bicicleta (CTB) com o secretário de Mobilidade e Transportes, João Otaviano. Compareceram cerca de 50 pessoas, entre ciclistas e funcionários da Prefeitura.

 

João Otaviano defendeu que “não tem pressa para fazer ciclovias” e que “a gestão anterior fez tudo correndo pois tinha uma meta“, deixando bem claro que os ciclistas não são prioridade da atual gestão da Prefeitura. Membros da CTB perguntaram como será feito o controle de implantação no novo plano e uso do orçamento destinado às ciclovias se não há metas, mas o secretário não respondeu. Segundo ele, a gestão de Bruno Covas (PSDB) fará as ciclovias de forma adequada, respeitando a lei e as diferentes opiniões.

Quando questionado sobre a remoção de ciclovias, João Otaviano disse que nenhuma ciclovia será retirada sem audiências públicas. Os ciclistas presentes relembraram o secretário sobre diversas ciclovias que já foram removidas sem audiência nem diálogo, mas o secretário se pronunciou somente sobre a Rua Siqueira Bueno, na Mooca. Segundo o presidente da CET, a sinalização da ciclofaixa não foi feita pois existe um problema em relação ao encanamento da Congás.

Veja alguns casos de ciclofaixas removidas:

Além disso, a CET continua sendo criticada devido à falta de manutenção da infraestrutura existente. Segundo Otaviano, a manutenção das ciclovias/ciclofaixas existentes só será feita após o novo plano cicloviário ser aprovado em audiências públicas nas Prefeituras Regionais. Essa decisão deixa as estruturas atuais em condições cada vez piores e aumenta o risco de atropelamentos, pois mais motoristas tendem a desrespeitar os ciclistas.

Os ciclistas também questionaram a afirmação de Otaviano, que acredita que ciclorrotas podem substituir ciclovias e ciclofaixas. Uma das ciclistas presentes reforçou o ponto, perguntando se o secretário deixaria seus filhos pedalarem numa ciclorrota entre carros. O secretário se esquivou dizendo “na maior parte do mundo sim, por que aqui não?“. Quem pedala sabe: a pior ciclofaixa é melhor que nenhuma… Mesmo com problemas, as ciclofaixas criam áreas protegidas para ciclistas, pois não há veículos pressionando os ciclistas.

8
Otaviano apresenta o anel cicloviário (Thomas Wang/BZS)

Ana, ciclista da Zona Sul e presente na audiência da ciclovia da Rua Domingos de Morais, questionou porque essa ciclovia ainda não foi implantada. Vale lembrar que já existe projeto, orçamento (o Colégio Marista Arquiodicesano é responsável pelo pagamento) e que a ciclovia já foi aprovada em audiência pública. Essa ciclovia já é uma demanda antiga dos ciclistas da Zona Sul, veja aqui e aqui.

O secretário também falou dos cicloanéis apresentados no novo plano e das metas para 2018, descritas nas fotos abaixo.

Na opinião do Bike Zona Sul, fica cada vez mais claro que a gestão Dória-Covas não busca diálogo. Elaborar um plano cicloviário sem consultar a Câmara Temática de Bicicleta (CTB), que é ligada à própria Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT), demonstra como Covas e Otaviano não consideram a participação da sociedade importante. O secretário João Otaviano se comprometeu a marcar workshops sobre a revisão cicloviário com a CTB antes das audiências públicas, no qual os ciclistas poderão opinar sobre as ciclovias das suas regiões.

Tais workshops foram uma resposta à Carta Aberta da CTB, na qual ela se coloca à disposição da Prefeitura. Entretanto, a impressão que fica é que Covas não deseja conversar com os cidadãos e pretende desativar as formas de participação social, como já fez com os conselhos gestores dos parques, esperamos estar errados.

Infelizmente, teremos que continuar pressionando a Prefeitura para manter as estruturas atuais, sendo que eles não pretendem investir em novas.

Veja o vídeo da reunião completa no nosso Facebook, clique aqui!

(Equipe Bike Zona Sul: Paulo Alves e Thomas Wang)

#BikeZonaSul  #VaiTerCiclovia #CicloviasSalvamVidas
#CidadesParaPessoas #SãoPauloPrasPessoas


Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:
YouTube: www.youtube.com/bikezonasul
Instagram: www.instagram.com/bikezonasul
Twitter: www.twitter.com/bikezonasul
Strava: www.strava.com/athletes/bikezonasul

Anúncios

2 comentários em “Como foi a reunião da Câmara Temática de Bicicleta (CTB) no dia 14/08

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s