Bicicletada? Massa Crítica? O que é isso?

Quando comecei a pedalar alguns amigos comentavam sobre a Bicicletada, um mítico encontro de ciclistas que acontecia toda última sexta do mês. Também comentavam sobre a Massa Crítica, um pedal focado em pedir segurança para ciclistas.

Com o tempo descobri que a Bicicletada e a Massa Crítica eram, na verdade, o mesmo evento. Uma reunião com ciclistas de diferentes idades, estilos e regiões. Ciclistas de toda cidade de São Paulo e até de cidades próximas.

Historicamente, a Massa Crítica surgiu em 1992 em São Francisco, nos Estados Unidos. Cansados do perigo que corriam todos os dias, um grupo de ciclistas se reuniu para pedir respeito aos motoristas e ao poder público. Com o tempo, a ideia desse encontro ‘pegou’ e ele se tornou mensal.

Aos poucos, a iniciativa se espalhou entre diversas cidades, como Londres (Reino Unido), Lisboa (Portugal), Paris (França), Berlim (Alemanha), Los Angeles e Washington (Estados Unidos), dentre outros. No Brasil ela acontece em várias cidades: Curitiba (PR) , Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ)Americana (SP), Ribeirão Preto (SP)São Paulo (SP)Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), entre outras… Se quiser saber mais, procure “Bicicletada” no Facebook que você vai encontrar várias!

1
Bicicletada de Junho/2012: os ciclistas ocuparam o Shopping JK Iguatemi para que ele construísse a passarela entre o Parque do Povo e a Ciclovia Rio Pinheiros. (Foto: Thomas Wang)

A Bicicletada/Massa Crítica não tem líderes nem roteiro programado. Geralmente o grupo se encontra e começa a pedalar, tomando direção de algum local simbólico como a Prefeitura, um local onde um ciclista tenha sido atropelado ou algum local onde os ciclistas querem que seja implantada uma ciclovia/ciclofaixa.

O evento acontece toda última sexta-feira do mês, à partir das 18h. Em São Paulo nos encontramos na Praça do Ciclista, que fica na Avenida Paulista. A concentração começa às 18h e geralmente o pedal começa às 20h.

O próximo será nesta sexta, dia 31 de agosto. A ideia é defender as ciclovias existentes e as que a Prefeitura está removendo, conforme divulgado em eventos no Facebook e na arte divulgada pelo Vá de Bike. A ideia é pressionar a Prefeitura, que não tem dialogado com ciclistas e tem removido ciclofaixas sem consultar os cidadãos.

0
Imagem do Vá de Bike.

Compareça, vamos defender as nossas ciclovias e lutar por melhorias! Quem pedala sabe o risco que é pedalar sem ciclovia e ciclofaixa, precisamos de mais infraestrutura!

(Equipe Bike Zona Sul: Thomas Wang)

#BikeZonaSul  #VaiTerCiclovia #CicloviasSalvamVidas
#CidadesParaPessoas #SãoPauloPrasPessoas


Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:
YouTube: www.youtube.com/bikezonasul
Instagram: www.instagram.com/bikezonasul
Twitter: www.twitter.com/bikezonasul
Strava: www.strava.com/athletes/bikezonasul

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s