Ciclocidade promove Auditoria Cidadã da infraestrutura cicloviária

A Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) está organizando a Auditoria Cidadã da infraestrutura cicloviária de São Paulo. Após uma chamada através das redes sociais, foram selecionados 6 coordenadores regionais, divididos entre as zonas Norte, Oeste, Leste 1 (‘norte da Leste’), Leste 2 (‘sul da Leste’), Sul 1 (Pinheiros até Parelheiros) e Sul 2 (Barra Funda e Centro até Jabaquara).

O Bike Zona Sul está coordenando as frentes Sul 1 e Sul 2, com Paulo Alves e Thomas Wang. O Sul 1 abrange a maior parte da Zona Sul, começando em Pinheiros e indo até Parelheiros e Capão Redondo. Isso inclui o importante eixo da Faria Lima-Berrini-Chucri Zaidan, um dos mais utilizados por ciclistas. Já a Sul 2 abrange a Barra Funda, o Centro e vai até o Jabaquara, na divisa com o Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema (o famoso ‘ABCD Paulista’). O Sul 2 conta com importantes ciclovias como a da Rua da Consolação e a Avenida Paulista.

Na primeira reunião, realizada no dia 30 de agosto, a Ciclocidade e os coordenadores regionais se reuniram para discutir sobre o Índice de Desenvolvimento Cicloviário (IDECiclo). Esse índice foi criado pela Ameciclo, a Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife. Ele tem como objetivo avaliar a qualidade da infraestrutura cicloviária das cidades, sendo originalmente aplicado em Recife. Nesse encontro, a Ciclocidade apresentou o índice e os critérios técnicos foram debatidos pelos coordenadores regionais. Após a discussão, nos separamos em grupos e fizemos duas aplicações piloto da versão adaptada do índice.

Já no dia 01 de setembro tivemos o curso de formação para os aplicadores do índice, no MobiLab. Nesse dia a Ciclocidade, coordenadores e aplicadores de todas regiões de São Paulo. Todos envolvidos puderam se conhecer, compartilhar experiências do dia a dia e, mais uma vez, conversar sobre o IDECiclo. Os coordenadores e aplicadores puderam trocar experiências sobre suas regiões, assim como realizar ajustes nos times e nas áreas de aplicação.

Agora estamos na fase das avaliações, nas quais os aplicadores estão nas ruas avaliando as estruturas cicloviárias de São Paulo! Em breve teremos as avaliações para construir um material e ter uma visão de quais são as condições da malha cicloviária da nossa cidade! Fique ligado nas páginas da Ciclocidade e do Bike Zona Sul para novidades!

#CicloAuditoriaSP #MinhaCicloviaSP

( Equipe Bike Zona Sul: Paulo Alves e Thomas Wang / Parceria: Ciclocidade, AMEciclo e Aro27 Bike Café )

#BikeZonaSul  #VaiTerCiclovia #CicloviasSalvamVidas
#CidadesParaPessoas #SãoPauloPrasPessoas


Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:
YouTube: www.youtube.com/bikezonasul
Instagram: www.instagram.com/bikezonasul
Twitter: www.twitter.com/bikezonasul
Strava: www.strava.com/athletes/bikezonasul

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s