O que é a Câmara Temática de Bicicleta (CTB)

A Câmara Temática de Bicicleta (CTB) faz parte do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT), ligado à Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) da Prefeitura Municipal de São Paulo. A CTB tem como objetivo “Construir uma política cicloviária para a cidade de São Paulo a partir do diálogo entre representações de ciclistas e o poder público municipal” (https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/regimento_interno_ciclistas_4_1435946756.pdf) . A equipe do BZS já representou a Zona Sul em três oportunidades, com Paulo Alves, Carla Moraes e, atualmente, Thomas Wang.

Além disso, a Câmara possui o papel de ajudar a definir a política cicloviária para a cidade, conforme consta no regimento:

  • Mediar a relação entre grupos locais de ciclistas com a gestão
  • Contribuir na mediação da relação entre o poder público e a sociedade civil
  • Realizar, pelo menos, um encontro no mínimo bimestral com a presença do Secretário Municipal de Transportes e um encontro no mínimo trimestral do Prefeito de SP
  • Pautar os encontros tanto com o Prefeito quanto com o Secretário

Os membros da CTB representam todas as regiões da cidade, além de entidades relacionadas ao tema. A Câmara Temática de Bicicleta é formada por 22 voluntários da sociedade civil, com paridade de gênero. Desses nomes, dois são titular e suplente da cadeira de ciclistas dentro do CMTT, enquanto 10 são representantes das cinco zonas de São Paulo, sendo 2 pessoas por região, e 10 são indicados pela Ciclocidade e CicloBr. A composição atual da Câmara Temática, bem como o seu regimento e outros dados, podem ser vista no site da Prefeitura e neste link. Os representantes da Câmara Temática de Bicicleta deveriam ter reuniões mensais com  técnicos da SMT e CET, além de, bimestralmente, com o Secretário de Mobilidade e Transportes e, trimestralmente, com o Prefeito de São Paulo.

Infelizmente a Prefeitura não tem dialogado até de forma efetiva com a CTB nem atendido suas sugestões, conforme mencionado na Carta Aberta da CTB à Prefeitura e à Sociedade Civil (leia a Carta aqui!). As ausências do secretário João Otaviano e do prefeito Bruno Covas (PSDB) em todas as reuniões internas mostram que ambos não tem valorizado o diálogo direto , algo prometido por eles após críticas às antigas gestões da Prefeitura. Vale lembrar que Bruno Covas prometeu apagar ciclovias “que só incomodam a população. Da mesma forma, Covas e Otaviano criaram uma proposta de plano cicloviário’ sem consulta à CTB e aos ciclistas, assim como impediram a entrada de ciclistas na apresentação do plano.

Apesar dessa inconsistência nos discursos e ações de Covas e Otaviano, os representantes regionais e das entidades continuam trabalhando na CTB, pois acreditam no diálogo e que avanços ainda são possíveis! As reuniões são mensais e abertas, fique ligado no Bike Zona Sul para ficar sabendo das próximas datas!

(Equipe Bike Zona Sul: Carla Moraes / Paulo Alves / Thomas Wang. Parceria: Sasha Hart)

#BikeZonaSul  #VaiTerCiclovia #CicloviasSalvamVidas

#CidadesParaPessoas #SãoPauloPrasPessoas

 

Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:
YouTube: www.youtube.com/bikezonasul
Instagram: www.instagram.com/bikezonasul
Twitter: www.twitter.com/bikezonasul
Strava: www.strava.com/athletes/bikezonasul

Anúncios

Um comentário em “O que é a Câmara Temática de Bicicleta (CTB)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s