Dicas para pedalar na chuva

Quem pedala sabe, a chuva pode atrapalhar bastante nossos deslocamentos. Pensando nisso, resolvi listar algumas dicas para quem quer pedalar na chuva. Alguns são cuidados essenciais enquanto outros são truques simples que aprendi, mas todos podem ser úteis para quem não quer ficar preso no trânsito por causa da chuva!

 

1. Perca o medo e enfrente a chuva!

Parece algo simples, mas é a primeira coisa a se fazer. Desde pequenos somos acostumados a evitar a chuva, quem nunca ouviu a mãe dizer “você vai ficar doente se tomar chuva”? Vale o bom senso: se a chuva não for forte, como um temporal com relâmpagos e alamentos, por que deixar a bike em casa?

2. Repense seu trajeto

Seu trajeto possui ladeiras? Passa por alguma área onde há alagamentos? Passa perto de um córrego ou rio? Todos esses fatores podem se tornar problemas em caso de chuva, então preste atenção em dias secos para não dar de cara com uma enchente num dia  de chuva!

3. Cuidado com o chão!6

Quando começa a chover a água ‘limpa’ as ruas, soltando restos de óleo/gasolina (foto ao lado) que ficaram na pista, arrastando embalagens jogadas no chão, terra/pedras e outros detritos, cuidado! Todos esses itens podem deixar o piso mais escorregadio, então diminua a velocidade ao se deparar com eles. Outra dica importante: cuidado ao passar por poças, elas podem esconder buracos/remendos, que podem causar uma queda!

4. Tenha uma roupa impermeável5

Pode ser uma jaqueta refletiva/corta vento para ciclismo, um casaco esportivo ou até uma capa de chuva descartável, mas sempre leve com você! Caso a chuva seja fraca, ela evita que você se molhe e evita que suas roupas fiquem sujas/molhadas. Dessa forma, você não precisa se trocar por causa de uma garoa. Além disso, pedalar usando roupas molhadas por muito tempo é ruim pois o calor do seu corpo e a temperatura da água (além do vento) podem te deixar resfriado!

5. Ensaque seus pertences

Esse é um truque simples que facilita muito. Eu coloco minha agenda e cadernos em sacos de supermercado, isso evita que eles se molhem e eu perca minhas anotações. Basta colocar as coisas dentro e prender a abertura com um nó ou um elástico. Também existem alforjes e mochilas à prova d’água para ciclistas, mas geralmente eles são mais caros e só compensam quando são usados com alguma frequência. (Leia mais sobre alforjes aqui!)

6. Pense nos seus pés 

Dependendo do calçado, ele pode acabar destruído após uma pedalada na chuva, por isso vale a pena levar um calçado extra (como um tênis para pedalar e outro para usar no trabalho/universidade). Outra opção é pedalar de chinelo/sandália/Papete/Crocs/etc, mas preste atenção na sola do calçado: escolha um tipo de sola bom boa aderência para que seu pé não escorregue do pedal ou quando você se apoiar ao parar. Uma solução mais ‘caseira’ é ensacar os pés com sacolas de supermercado, igual comentei acima rs.

7. Leve roupas a mais

Não controlamos a chuva, então sempre vale a pena lembrar uma muda de roupa extra na mochila. É algo que pode ser chato devido ao peso e volume, mas com certeza é melhor que chegar sujo/molhado no trabalho ou aula! Para quem possui armários ou gavetas no escritório/faculdade, vale a pena deixar um conjunto de roupa guardado a mais.

8. Se troque ao chegar no seu destino!

Pode parecer besteira, mas é importante se trocar! Não pelo aspecto social (de se arrumar ou estar ‘apresentável’), mas pela sua saúde. Continuar usando roupas molhadas pode te deixar doente, em especial se na sua faculdade/escritório o ar condicionado for forte.

9. Os Paralamas do Sucesso

Invista em paralamas para sua bike, eles são baratos! Com eles, água e sujeira que os pneus jogarem para cima não vão ‘cair’ e você, nas suas roupas e nos seus pertences. Às vezes é meio difícil de achar os paralamas, mas caso a sua bicicletaria não tenha, procure em grandes lojas como o Decathlon. É possível até fazer paralamas de garrafa pet (veja como aqui!).

10. Seja visto e fique atento!

Como já dissemos antes, é importante que o ciclista seja visto! Especialmente em dias de chuva, abuse de roupas chamativas (a jaqueta impermeável acima é um bom exemplo), ligue as luzes da sua bike e seja visto!

Além disso, fique ainda mais atento! Quando chove, motoristas tendem a ser mais cuidadosos, mas muitos se tornam mais agressivos devido ao trânsito e ao estresse, então tome ainda mais cuidado! Seja visto, ocupe a faixa e bom pedal!

 

(Equipe Bike Zona Sul: Thomas Wang)

#BikeZonaSul  #VaiTerCiclovia #CicloviasSalvamVidas
#CidadesParaPessoas #SãoPauloPrasPessoas


Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:
YouTube: www.youtube.com/bikezonasul
Instagram: www.instagram.com/bikezonasul
Twitter: www.twitter.com/bikezonasul
Strava: www.strava.com/athletes/bikezonasul

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s