Folha de SP questiona CET sobre a ciclovia da Rua Domingos de Morais

No domingo passado, 05 de maio, a Folha de São Paulo publicou uma reportagem com a seguinte manchete: “Mesmo sem custo, CET atrasa ciclovia da Domingos de Morais“.

O jornal tentou entrar em contato com a CET, que só forneceu os ofícios (documentos públicos) após a insistência dos jornalistas e suporte da área jurídica da Folha por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Nos ofícios, consta que a última vez que a CET cobrou o Colégio Marista Arquiodicesano foi em 19 de dezembro de 2017, há mais de 1 ano e meio!

Como já mencionamos antes, a ciclovia da Rua Domingos de Morais será paga e implantada pelo Arquiodicesano, como parte das obras de compensação viária por uma ampliação do colégio feita no passado. Cabe à CET somente a aprovação do projeto. A ligação entre as ciclofaixas da Rua Vergueiro e da Avenida Jabaquara é extremamente importante para conectar o Sudeste paulistano com o Centro de forma direta, sem desvios e com desníveis mínimos.

Na época da implantação das ciclofaixas da Rua Vergueiro e Avenida Jabaquara a CET implantou uma alternativa através das ruas Madre Cabrini, Primeiro de Janeiro, Coronel Lisboa e Alameda dos Boninas, que hoje é muito utilizada por ciclistas do bairro. Entretanto, a ciclofaixa está desaparecendo devido à falta de manutenção por parte da Prefeitura.

Mesmo com a alternativa, muitos ciclistas que se deslocam para Jabaquara, Cidade Ademar, Vila Santa Catarina e outros bairros da região sudeste de São Paulo (assim como cidades vizinhas) ainda optam pela Rua Domingos de Morais devido ao trajeto ser praticamente plano e reto. Isso resulta em menos esforço e uma economia maior de tempo.

A Folha ainda critica a demora da CET ao responder aos questionamentos feitos pelos jornalistas. A primeira tentativa foi feita em 21 de fevereiro, sendo encaminhada em 6 de março e a resposta da CET no dia 26 de março foi ‘pedir um prazo maior’, após mais de 1 mês! Em 5 de abril, a CET não forneceu os documentos solicitados pela Folha, que questionou a CET na Justiça. Mesmo com a decisão da Justiça favorável ao jornal, Sebastião Ricardo Martins (presidente da CET) se negou a fornecer os documentos. Somente após a Justiça determinar a entrega dos documentos pela segunda vez, Sebastião Ricardo Martins entregou os documentos para o jornal, que publicou a matéria dia 5 de maio.

A resposta da CET para a Folha, após tanta demora, informa que o projeto está em fase de aprovação final e que as obras devem começar ainda em maio.

A reportagem também conversou com Aline Cavalcante, da Ciclocidade, que é parte da Câmara Temática de Bicicleta (CTB). A CTB é parte da Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT), a quem a CET está subordinada. Mesmo assim, os representantes da Zona Sul na CTB (como Paulo Alves do Bike Zona Sul) não conseguem informações concretas sobre o processo. Aline também questionou porque a CET levou 2 anos para aprovar o projeto da ciclovia.

Leia a matéria completa clicando aqui!

Vamos continuar cobrando a CET para que a ciclovia da Rua Domingos de Morais seja construída o quanto antes, assine a petição clicando aqui!

(Equipe Bike Zona Sul: Thomas Wang)

#BikeZonaSul  #VaiTerCiclovia #CicloviasSalvamVidas
#CidadesParaPessoas #SãoPauloPrasPessoas  #Mobilidade #Bicicleta #Transporte #BikeFazBemAoComércio


Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:
YouTube: www.youtube.com/bikezonasul
Instagram: www.instagram.com/bikezonasul
Twitter: www.twitter.com/bikezonasul
Strava: www.strava.com/athletes/bikezonasul

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s