Avaliamos o bicicletário do Shopping Eldorado!

Semana passada fui ao Shopping Eldorado pedalando, afinal existe uma ciclofaixa que conecta a estação da CPTM Hebraica-Rebouças com a ciclovia da Faria Lima no trecho da Avenida Rebouças que fica entre a Marginal e a Faria Lima. A ciclofaixa é boa, com asfalto e sinalização bons, exceto no cruzamento com a Rua Ibiapinópolis, que é bem perigoso pois não há sinalização para os ciclistas na rotatória. Antigamente havia um farol, que ajudava pedestres e ciclistas, mas por alguma razão ele foi retirado.

Antigamente o Shopping Eldorado era considerado um local amigo do ciclista e chegou a inaugurar um bicicletário com algumas ‘facilidades’ para os ciclistas em 2013 (veja no Vá de Bike), entretanto, de lá para cá as coisas pioraram bastante.

O acesso é pela entrada na Avenida Rebouças, mas possui apenas uma sinalização improvisada, praticamente invisível (eu tive que perguntar ao segurança e ele indicou a entrada). Dentro do estacionamento, não há nenhuma sinalização para o cliente que chega de bike, desci um subsolo e perguntei para outro funcionário onde era o bicicletário, ele informou que era no 2o subsolo: “desce no menos dois e vai lá no fundo, vai a vida toda que você acha“.

O bicicletário atual é pequeno e apertado, sendo que sempre está superlotado. Isso acontece pois parte do antigo bicicletário foi transformado em uma bicicletaria, a Mobike. Não é ruim ter uma bicicletária ao lado do bicicletário, é algo prático e pode ser extremamente útil aos ciclistas. Entretanto, ao diminuir o tamanho do bicicletário para transformá-lo em uma loja, a administração do shopping mostrou que não prioriza os clientes que vão de bicicleta.

Nas fotos abaixo é possível perceber a superlotação do bicicletário, que possui cerca de 30 vagas, sendo cerca de 10 próximas de tomadas para bicicletas elétricas ou de pedal assistido.

Para entrar no bicicletário é necessário entrar na loja e passar pela oficina deles. Além disso, o bicicletário ainda conta com banheiro, mas quando perguntei ao funcionário da Mobike ele disse que apenas clientes poderiam utilizar já que era dentro da loja. Não questionei, mas é difícil entender como só clientes podem usar o banheiro se o próprio bicicletário fica dentro da loja.

 

1
Lado mais ‘espaçoso’ do bicicletário com cerca de 25 vagas e algumas bicicletas encostadas na parede e umas nas outras. (Thomas Wang/BZS)
2
Outro espaço, com cerca de 10 vagas penduradas na parede. (Thomas Wang/BZS)
0.jpg
Minha bike acabou ficando encostada na grade e em outras bicicletas. Repare nas bikes do lado de fora da grade. (Thomas Wang/BZS)

 

3
Muitos ciclistas deixam as bicicletas fora do bicicletário já que não há vagas. (Thomas Wang/BZS)

A pergunta que faço para o Shopping Eldorado é simples: por que não ampliar o bicicletário? Existem dezenas de clientes que utilizam o espaço, além de fornecedores e entregadores, então qual é a razão para o shopping não construir uma estrutura maior e mais adequada?

Como o acesso é ruim e o bicicletário superlotado e desconfortável, eu vou evitar visitar o shopping, pois não atende minhas necessidades por clientes. Ao invés de perder clientes por causa de um bicicletário ruim, não seria melhor modificar o bicicletário e conquistar mais clientes? Bike faz bem ao comércio, mas será que os comerciantes e lojistas ainda não perceberam isso?

Avaliação Geral

Acessibilidade: 4/10 (a ciclofaixa da entrada é improvisada e não há nenhuma sinalização de como chegar ao bicicletário, mas demonstra a vontade do shopping de orientar os clientes)
Segurança: 6/10 (o funcionário da Mobike não é responsável pela segurança, mas como o bicicletário fica dentro da loja, dá alguma segurança)
Praticidade: 2/10 (o acesso é péssimo, mas tem um bicicletário, mesmo que inadequado e lotado)
Comodidade: 2/10 (não é confortável sob nenhum aspecto, exceto pelo fato de ser coberto)
Avaliação final: 3,5/10,00

4
O Bike Zona Sul tentou contato pelo shopping através do site, mas ainda não obteve resposta.

 

(Equipe Bike Zona Sul: Thomas Wang)

#BikeZonaSul  #VaiTerCiclovia #CicloviasSalvamVidas
#CidadesParaPessoas #SãoPauloPrasPessoas #Bicicletario #ShoppingEldorado #Mobilidade #Bicicleta #Transporte #BikeFazBemAoComércio


Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:
YouTube: www.youtube.com/bikezonasul
Instagram: www.instagram.com/bikezonasul
Twitter: www.twitter.com/bikezonasul
Strava: www.strava.com/athletes/bikezonasul

Um comentário em “Avaliamos o bicicletário do Shopping Eldorado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s