Relato da Audiência Pública sobre as ciclovias em Santo Amaro, Cidade Ademar e Campo Limpo

Na sexta passada o Bike Zona Sul participou da primeira Audiência Pública do Plano Cicloviário na Zona Sul. Foi na Subprefeitura de Santo Amaro e foram debatidas as ciclovias nas subprefeituras de Santo Amaro, Cidade Ademar e Campo Limpo.

Apesar da presença de cidadãos das três subprefeituras, nenhum dos subprefeitos participou da audiência, assim como o secretário de Mobilidade e Transportes Edson Caram também não compareceu. Na mesa estavam Paulo Alves (do Bike Zona Sul e representante da Zona Sul na Câmara Temática de Bicicleta), representantes da área técnica da CET e assessores/as dos subprefeitos e do secretário de Mobilidade e Transportes.

Durante sua fala inicial, Elisabete França (CET) comentou que a ciclovia da Chucri Zaidan/Cecilia Lottemberg não foi entregue pois a “obra não foi concluída” pela SPObras, que também não entregou a ciclovia no viaduto da Avenida Doutor Lino de Moraes Leme. Outro ponto levantado por Elisabete foi a Av. Jornalista Roberto Marinho, no qual ela lembrou que a ciclovia foi projetada e será executada pelo Metrô, junto das obras do monotrilho Linha Ouro.

3
Paulo Alves, do BZS, fala durante a abertura da audiência enquanto Thomas Wang registra a fala. (Anderson Sutherland)

Durante sua fala de abertura, Paulo reforçou a necessidade de ciclovias na Zona Sul, em especial nas mais periféricas. Após a apresentação técnica da CET sobre o Plano Cicloviário e explicações gerais, foi liberado para que os cidadãos se manifestassem. Cerca de 40 pessoas se pronunciaram, sendo a maioria de moradores das subprefeituras de Santo Amaro e Campo Limpo. Todos aprovaram a lista de vias na qual a CET pretende implantar ciclovias até o final de 2020 (veja as vias no site da Prefeitura).

Os cidadãos também sugeriram mais vias para implantação de ciclovias (lista abaixo) e questionaram porque o Plano Cicloviário 2019/2020 prevê tão poucas vias na Zona Sul. Além disso, levantaram pediram que a CET realize manutenção e melhorias em diversas ciclovias, tais como a da Carlos Caldeira (no Capão Redondo) e na região da Chácara Santo Antônio.

1
Alguns dos cidadãos que defenderam as ciclovias! (Bike Zona Sul)

Nas falas os cidadãos cobraram a Prefeitura, que não implantou nenhuma ciclovia desde 2016. Muitos dos presentes lembraram que ciclovias fazem bem ao comércio, dando exemplos de como eles consomem mais por estarem de bicicleta. Um dos presentes comprou até mesmo uma cama de casal em um dia que estava de bike! Também foi lembrado que ciclovias salvam vidas.  

1
Equipe do Bike Zona Sul reunida após a audiência! (Anderson Sutherland) 

Nossa impressão é que a audiência foi positiva, tivemos muitos cidadãos defendendo novas ciclovias e melhorias nas existentes! Além da aprovação unânime das novas ciclovias sugeridas pela CET, também foram citadas inúmeras vias nas quais os cidadãos desejam ciclovias. Algumas das que anotamos e concordamos:

  • Avenida Santo Amaro
  • Avenida Ibirapuera / Av. Vereador José Diniz
  • Av. João Dias/Ponte João Dias
  • Av. Padre José Maria
  • Av. Nossa Senhora do Sabará
  • Av. Yervant Kissajikian
  • Av. Jornalista Roberto Marinho
  • Av. Giovani Gronchi
  • Estrada de Itapecirica

Apesar do resultado positivo dessa audiência, temos que continuar mobilizados! Nada garante que a CET vai implantar as ciclovias aprovadas, ainda mais sem cronograma e com um prazo longo (final de 2020!). Por isso temos que continuar cobrando a CET e a Secretaria de Mobilidade e Transportes quanto à implantação das ciclovias que precisamos!

Ainda teremos duas Audiências Públicas sobre o Plano Cicloviário na Zona Sul:

24/06 (segunda), 19h às 21h – Ipiranga, Jabaquara e Vila Mariana
Local: Subprefeitura Ipiranga – Rua Lino Coutinho, 444

27/06 (quinta), 19h às 21h – Parelheiros, M’Boi Mirim e Capela do Socorro
Local: Subprefeitura M’Boi Mirim – Avenida Guarapiranga, 1695

Se você não puder ir nas audiências, entre no site da Prefeitura (clique aqui!) e diga que apoia a implantação de novas ciclovias! Também é importante citar avenidas e ruas da sua região nas quais você quer ciclovias!

1
Parte do grupo que foi jantar junto depois da audiência! (Marivaldo Lopes/BZS)

São Paulo é de todos nós, cabe a nós decidir sobre o futuro da nossa cidade e cobrar o poder público quanto às nossas demandas! Somente juntos vamos tornar São Paulo mais humana! Esperamos  vocês nas próximas audiências! Inscreva-se e fale onde você quer ciclovias!

(Equipe Bike Zona Sul: Lucian de Paulo, Marivaldo Lopes, Paulo Alves e Thomas Wang)

#BikeZonaSul  #VaiTerCiclovia #CicloviasSalvamVidas
#CidadesParaPessoas #SãoPauloPrasPessoas #Bicicletario #ShoppingEldorado #Mobilidade #Bicicleta #Transporte #BikeFazBemAoComércio


Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:
YouTube: www.youtube.com/bikezonasul
Instagram: www.instagram.com/bikezonasul
Twitter: www.twitter.com/bikezonasul
Strava: www.strava.com/athletes/bikezonasul

Anúncios

2 comentários em “Relato da Audiência Pública sobre as ciclovias em Santo Amaro, Cidade Ademar e Campo Limpo

  1. Uma ciclovia na Giovanni Groncchi vai ser um grande tiro no pé. Tem uma inclinação muito alta na maioria do seu percurso, que poucos ciclistas conseguem enfrentar. Já é congestionada e cheia de ônibus, uma ciclovia lá iria piorar para carros, ônibus e pouca gente ia passar de bicicleta, gerando aquele efeito de “tá vendo, faz ciclovia pra ninguém usar”. Moro na região, uso bicicleta diariamente, mas acho que usar a Giovanni não é a solução.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s