Ofício da Câmara Temática de Bicicleta (CTB) para a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) a respeito da requalificação da ciclofaixa da Av. Bosque da Saúde

São Paulo, 17 de dezembro de 2019.

Ofício da Câmara Temática de Bicicleta (CTB) para a
Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) a respeito da requalificação da ciclofaixa da Av. Bosque da Saúde

A Câmara Temática de Bicicleta (CTB) solicita que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) realize melhorias nos seguintes pontos na ciclofaixa da Avenida Bosque da Saúde, cuja requalificação foi dada como finalizada no dia 02 de dezembro de 2019.

  1. Implantar a conexão entre a ciclofaixa existente na Av. Bosque da Saúde e a ciclofaixa da Av. Jabaquara, conforme mapa e link abaixo: https://goo.gl/maps/sQjT3TK8Vw8H1Yn99 

1.PNG

2. A sinalização de solo começa/termina na altura do número 189, porém há uma placa de “Término” na altura do número 209. Solicitamos que essa placa seja retirada pois a ciclofaixa da Avenida Bosque da Saúde deve ser conectada à ciclofaixa da Avenida Jabaquara.

Também na altura do número 189 faltam tachões nas linhas brancas (marcas de canalização) e no início da ciclofaixa.

1.PNG
3. Na altura do número 245 há uma rua (entrada de vila), porém a ciclofaixa não foi pintada como área de travessia/conflito. Solicitamos que a pintura de solo seja feita em vermelho conforme Norma da CET (http://www.cetsp.com.br/media/945252/34g-revitalizacao-de-sinalizacao-para-espacos-cicloviarios-revd.pdf) que prevê que a sinalização de solo deve ser vermelha 10 metros antes, na área da travessia e 10 metros após a travessia.

1.PNG

4. Na altura do número 257 a sarjeta não foi refeita e ainda está trincada e afundada. Solicitamos que seja refeita.

1.PNG

5. Na altura do número 275 há outra rua (entrada de vila), onde a ciclofaixa não foi pintada como área de travessia/conflito. Solicitamos que a pintura de solo seja feita em vermelho conforme Norma da CET (http://www.cetsp.com.br/media/945252/34g-revitalizacao-de-sinalizacao-para-espacos-cicloviarios-revd.pdf) que prev6e que a sinalização de solo deve ser vermelha 10 metros antes, na área da travessia e 10 metros após a travessia.

1

6. Na altura do número 375 também não foi sinalizada pintura de área de travessia/conflito como era antes da requalificação. Solicitamos que a pintura de solo seja feita em vermelho conforme Norma da CET (http://www.cetsp.com.br/media/945252/34g-revitalizacao-de-sinalizacao-para-espacos-cicloviarios-revd.pdf) que prevê que a sinalização de solo deve ser vermelha 10 metros antes, na área da travessia e 10 metros após a travessia.

1.PNG

7. Na rotatória da Av. Bosque da Saúde com as ruas Bertioga e Juá, é necessário realizar melhorias de acalmamento de tráfego para garantir a segurança de pedestres e ciclistas (croqui abaixo).

7A. Instalar um semáforo com dois focos para ciclistas em frente ao número 519/543 (um sentido Praça da Árvore e outro sentido Av. Professor Abraão de Morais), com tempo específico para ciclistas; O farol atual cria conflitos entre ciclistas na ciclofaixa e carros subindo a Bosque.

1.PNG

7B. Construir 3 ilhas para pedestres;

1.PNG

7C. Transformar a rotatória em calçada para proteger pedestres (atualmente é asfalto com prismas);

7D. Implantar 7 novas travessias de pedestres;

7E. Ampliar a calçada na esquina da Rua Juá com a Av.Bosque da Saúde.

1
Croqui para a rotatória da Av. Bosque da Saúde X Rua Bertioga X Rua Juá, na região da Praça da Árvore.

8. Na altura do número 547, entre o ponto de ônibus e a garagem do prédio foram instaladas tachas, quando deveriam ser instalados tachões.

1.PNG

Na altura do número 547, em frente à garagem do prédio da foto acima, é necessário refazer as sarjetas.

1.PNG

Na altura do número 551 o asfalto novo já está trincado e afundado, sugiro que seja refeito.

1.PNG

No cruzamento da Avenida Bosque da Saúde com a Rua Guairá é necessário fazer alguma obra de acalmamento de tráfego (como ampliar as calçadas nas esquinas ou criar ilhas de espera para ciclistas e pedestres. A maioria dos motoristas para em cima da ciclofaixa e da faixa de pedestres para ver a movimentação e atravessar, o que é um risco para pedestres e ciclistas. 

1

Na altura do número 701/707 há um remendo que não está nivelado e pode causar quedas.

1.PNG

Na altura do número 757 a sarjeta não foi refeita e está desnivelada, o que pode causar quedas.

1.PNG
Olhem o motorista estacionando na ciclofaixa ao fundo…

No ponto de ônibus próximo à esquina com a Rua Itaboraí não há área para os ciclistas esperarem enquanto o ônibus está no ponto, o que é perigoso pois deixa os ciclistas expostos no cruzamento. Na antiga sinalização havia uma área para ciclistas esperarem, como é possível ver embaixo da bicicleta.

1.PNG

Uma solução é ampliar as calçadas perto do cruzamento, criando uma área segura para ciclistas esperarem e encurtando a travessia de pedestres.

1

1.PNG1

Na altura do número 919 é necessário refazer e nivelar as sarjetas.

1.PNG

Na altura do número 957 é necessário refazer e nivelar as sarjetas.

1.PNG

Na altura do 959 há uma curva perigosa pois muitos veículos invadem a ciclofaixa. Sugiro que o trecho entre o 951 até a esquina da Rua Ibirarema seja pintado inteiramente de vermelho e que sejam implantados segregadores, prismas de concreto ou algum outro segregador de tráfego.Na foto abaixo é possível perceber que tachões já foram arrancados devido às invasões.

1
Repare que um dos tachões já foi arrancado por carros ou ônibus.

1.PNG

No cruzamento da Av. Bosque da Saúde com a Rua Ibirarema é necessário instalar semáforos para ciclistas pois se o ciclista seguir os semáforos da Av. Bosque da Saúde para carros, ele vai colidir com os demais veículos. Também é necessário fazer acalmamento de tráfego pois os motoristas viram em alta velocidade, ampliar as calçadas para diminuir a distância da travessia dos pedestres pode ajudar.

1.PNG

Na altura do número 1039 as placas do ponto de ônibus estão no local errado.

1.PNG

No final da ciclofaixa, próximo à esquina da Av. Professor Abraão de Morais a ciclofaixa acaba antes da faixa de pedestres. Sugiro sinalizar a ciclofaixa até a faixa de pedestres, onde o ciclista que desce poderá desmontar e atravessar. Também seria bom retirar a placa de “Término” já que há a previsão da implantação de ciclovia na Av. Professor Abraão de Morais/RIcardo Jafet no Plano Cicloviário divulgado pela Prefeitura/CET.

1.PNG
Não foi feita nenhuma melhoria no final da ciclofaixa, apenas colocaram uma placa de “Término”.

Imagens do Google Maps registradas em fevereiro/2018, fotografias registradas em 07/dezembro/2019.

 

Atenciosamente, 

Câmara Temática da Bicicleta  

do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes  

da Prefeitura Municipal de São Paulo   

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s