Opinião: Será que teremos ciclovias em 2020?

Primeiramente, desculpem pelo tempo sem matérias aqui no blog do Bike Zona Sul. Somos um coletivo composto por ciclistas voluntários, então é difícil parar para escrever…

Desde que João Doria (PSDB) assumiu Prefeitura em 2016 não é implantada nenhuma infraestrutura para ciclistas. Ao assumir, Doria removeu ciclofaixas sem explicação, se mostrando indisposto a dialogar e desrespeitando ciclistas que se manifestavam contra as remoções.

Em 2018 Doria deixou a Prefeitura para ser candidato a governador e seu vice, Bruno Covas (PSDB), assumiu. Em agosto de 2019 Bruno Covas anunciou o seu plano cicloviário sem consultar ciclistas e nem a Câmara Temática de Bicicleta (CTB), mantendo a postura de Doria e se recusando a debater o assunto com a população. Na época, jornalistas e ciclistas se perguntaram como a Prefeitura tinha criado um plano cicloviário sem ouvir ciclistas? Logo após essa pergunta, a Folha descobriu que o prefeito consultava somente vereadores aliados, pedindo uma lista de ciclovias que os vereadores queriam remover.

Após críticas da imprensa e a pressão de ciclistas, no início de 2019 a CET anunciou em reunião da Câmara Temática que faria workshops sobre o novo plano cicloviário. Após os workshops, foram realizadas audiências públicas em todas subprefeituras, mostrando quais vias receberiam ciclovias/ciclofaixas em cada uma delas (veja exemplos aqui e aqui). Em todas audiências as ciclovias propostas foram aprovadas e a população cobrou mais estruturas para ciclistas e pedestres. Mas até agora, em abril de 2020, nenhuma infraestrutura foi implantada!

Até agora o discurso foi bom, mas a prática foi quase nula… Muitas pessoas se esforçaram para criar o Plano Cicloviário 2019-2020: funcionários da Prefeitura, conselheiros da Câmara Temática de Bicicleta, entidades que colaboraram com projetos, cidadãos que participaram das audiências… Todos tivemos muitas reuniões e muito esforço para os 186,5 quilômetros (173,35 novos + 12,2 de ‘remanejamentos’) prometidos pela gestão Bruno Covas saírem do papel! Será que o prefeito Bruno Covas vai tirar esses 186,5 km do papel? Será que ele vai entregar as ciclovias de primeiro mundo que ele prometeu? Porque ele criticou a infraestrutura inúmeras vezes, mas até agora não fez nada além de manutenção do que já existia…

(Equipe Bike Zona Sul: Thomas Wang)

#BikeZonaSul #VaiTerCiclovia #CicloviasSalvamVidas #CidadesParaPessoas #SãoPauloPrasPessoas #BikeSP  #Mobilidade #Bicicleta #Transporte #BikeFazBemAoComércio #Compartilhe

 


Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:
YouTube: www.youtube.com/bikezonasul
Instagram: www.instagram.com/bikezonasul
Twitter: www.twitter.com/bikezonasul
Strava: www.strava.com/athletes/bikezonasul

Um comentário em “Opinião: Será que teremos ciclovias em 2020?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s