Conseguimos os projetos do Plano Cicloviário 2019-2020!

O Bike Zona Sul e o Bike Zona Oeste tiveram acesso, por meio da Câmara Temática de Bicicleta, a alguns projetos das ciclovias previstas para 2019 e 2020! 

Essa primeira matéria é um misto de crítica, elogio e dúvida. Depois de muito tempo e muita discussão, parece que finalmente a Prefeitura está começando obras… Ainda em um ritmo lento, especialmente após quase 3 anos e meio parada.

O Bike Zona Oeste e o Bike Zona Sul noticiaram obras na Rua Henrique Schaumman (veja mais aqui!). Nós preferimos acreditar que é uma das ciclovias prometidas pela gestão Bruno Covas (PSDB), conforme foi apresentado na audiência pública do Plano Cicloviário em abril de 2018. Ainda não temos um pronunciamento oficial da Prefeitura, mas esperamos que seja a tão aguardada conexão da ciclovia da Sumaré com as ruas Honduras e Artur de Azevedo!

Tivemos acesso ao projeto da ciclofaixa da Rua Artur de Azevedo, veja abaixo!

BZS_ArturdeAzevedo_1
Na imagem acima é possível perceber que a nova ciclofaixa da Rua Artur de Azevedo vai começar no cruzamento com a Rua Henrique Schaumann, trocando de lado pois o trecho mais próximo do Hospital das Clínicas fica do lado par, enquanto o trecho mais próximo da Faria Lima fica no lado ímpar.

O que mais chama a atenção é a estrutura adotada entre as ruas Henrique Schaumann e Lisboa: uma calçada compartilhada. O trecho é um pequeno viaduto, que praticamente não possui calçada:

1
(Google Street View)
1
(Google Street View)

Como é possível ver nas fotos acima, o viaduto possui 3 faixas para veículos e duas calçadas super estreitas, onde mal cabe uma pessoa. O projeto da CET prevê que uma das calçadas será alargada, ficando com 2,7 metros e deverá ser usada por pedestres e ciclistas.

Desses 2,7 metros, o projeto detalha que serão cerca de 2m para ciclistas e cerca de 0,7m para pedestres, mas a distância pode variar:

BZS_ArturdeAzevedo_1

Isso nos preocupa pois será um espaço bem estreito para compartilhar ciclistas e pedestres compartilhem. Imaginem dois ciclistas indo em sentidos opostos ao mesmo tempo em que há pedestres ao lado… Segundo o Manual de Sinalização Urbana de Espaço Cicloviário da CET, ciclovias/ciclofaixas bidirecionais devem ter largura mínima entre 2,25-2,50 metros, o que mostra que a largura adotada é estreita para os padrões da CET.

1
Manual de Sinalização Urbana de Espaço Cicloviário (CET)

Acreditamos que após a ampliação da calçada deva ficar parecido com isso:

BZS_ArturdeAzevedo_1

Também é importante destacar que esse trecho será de calçada compartilhada, sem separação de espaço entre ciclistas e pedestres.

BZS_ArturdeAzevedo_1

No restante do trecho, entre o início do viaduto e a Rua João Moura, a ciclofaixa bidirecional terá 2 metros de largura sem considerar a sarjeta, que pode variar.

BZS_ArturdeAzevedo_1

BZS_ArturdeAzevedo_1
Na direita do cruzamento é possível ver a conexão com as ciclofaixas existentes na Rua João Moura e na própria Artur de Azevedo, no sentido Clínicas.

 

A opção escolhida no viaduto não é a ideal, mas já é um avanço importante após tanto tempo sem obras. Sabemos pela Câmara Temática de Bicicleta (CTB-CMTT-SMT) que a obra desse trecho já foi contratada, por isso esperamos que a Prefeitura entregue essa ciclofaixa o quanto antes!

Também estamos na torcida para que a Prefeitura entregue todos os 173,5 kms prometidos para 2019 e 2020. Queremos que as ciclovias e ciclofaixas sejam concluídas o quanto antes pois sabemos que as vidas das pessoas estão em jogo!

Esperamos que, no futuro, a Prefeitura e a CET transformem faixas normais em ciclovias e ciclofaixas, priorizando quem é mais frágil: pedestres e ciclistas!

 

(Equipes Bike Zona Sul e Bike Zona Oeste: Kristofer Willy, Sasha Hart e Thomas Wang)

#BikeZonaSul #VaiTerCiclovia #CicloviasSalvamVidas #CidadesParaPessoas #SãoPauloPrasPessoas #BikeSP #Mobilidade #Bicicleta #Transporte #BikeFazBemAoComércio #Compartilhe


Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:
YouTube: www.youtube.com/bikezonasul
Instagram: www.instagram.com/bikezonasul
Twitter: www.twitter.com/bikezonasul
Strava: www.strava.com/athletes/bikezonasul

Um comentário em “Conseguimos os projetos do Plano Cicloviário 2019-2020!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s