Analisamos o projeto da ciclofaixa da Bosque da Saúde!

Concluída em 06/12/2016, a ciclofaixa da Av. Bosque da Saúde foi uma das últimas entregues na gestão de Fernando Haddad (PT). Muito atacada pelo vereador Aurélio Nomura (PSDB) por questões partidárias, ela felizmente foi defendida por ciclistas da região e por nós do Bike Zona Sul.

Entretanto, ela nunca foi conectada à ciclofaixa da Avenida Jabaquara, que fica a menos de 200 metros dela por reclamações de taxistas e comerciantes, apoiados pelo vereador Aurélio Nomura. Nomura faz parte de um grupo de vereadores que acredita que ruas devem servir somente aos carros e por isso ciclovias não devem existir. Algo contraditório (para não dizer hipócrita), dado que ele assinou a Carta Compromisso com a Mobilidade por Bicicletas em 2013.

Como ela nunca foi conectada, muitos ciclistas que passam pela ciclo da Avenida Jabaquara nem sabem que existe uma ciclofaixa segura até a Av. Professor Abraão de Morais, a continuação da Ricardo Jafet.

1

Acima temos o projeto que a Câmara Temática de Bicicleta recebeu da Prefeitura, mostrando a conexão que das ciclofaixas das avenidas Jabaquara (à esquerda) e Bosque da Saúde (à direita).

A conexão seguirá o trajeto e o padrão da ciclofaixa existente, indo pelo lado ímpar da rua. No projeto não fica claro se a ciclofaixa vai ficar no local onde hoje existe um ponto de táxi longo próximo à uma das saídas da estação Praça da Árvore, mas acreditamos que sim pois será feita a pintura de ponto de táxi do lado direito da via.

A conexão será boa pois não obrigará o ciclista a cruzar a rua para continuar na estrutura, porém existem dois pontos negativos (destacamos em laranja):

  1. A travessia para a ciclofaixa da Av. Jabaquara não vai se conectar com ambos os lados da Av. Jabaquara, mas isso será facilmente contornado pelos ciclistas.
  2. As curvas não vão receber segregadores e não serão pintadas inteiramente de vermelho.

O ponto 1 não importa pois é apenas um detalhe que não fará diferença para os ciclistas, porém o ponto 2 é uma crítica que já fizemos antes. A Av. Bosque da Saúde é uma ladeira com curvas, então muitos motoristas andam em alta velocidade e invadem a ciclofaixa, especialmente em curvas.

No final de 2019 a ciclofaixa foi reformada e nós sugerimos várias melhorias para a CET através de um ofício enviado pela Câmara Temática de Bicicleta, escrito após uma das nossas vistorias. No ofício pontuamos alguns locais com sinalização incorreta (como placas de um ponto de ônibus na altura do número 1061) e diversas melhorias que poderiam ser feitas. Sugerimos a instalação de semáforos para ciclistas, faixas de pedestres e acalmamento de tráfego, porém nunca recebemos devolutiva da CET e nenhuma das correções ou melhorias foi implantada.

Clique aqui para ver as sugestões que fizemos para CET!

Apesar disso, a conexão será muito bem-vinda pois ajudará os ciclistas em um trecho muito movimentado e perigoso, especialmente para quem vêm da Prof. Abraão em direção à Av. Jabaquara. Esperamos que essa conexão seja implantada logo, pois segundo o material da Prefeitura estava prevista para 2019!

Segue nossa sugestão de aproveitar a pandemia/quarentena para acelerar as obras do Plano Cicloviário, como várias cidades já têm feito. Acelerar obras de ciclovias é muito positivo pois elas causarão menor impacto já que há menos pessoas nas ruas.

Além disso, novas estruturas podem se tornar opções seguras para os trabalhadores envolvidos com atividades essenciais, que necessitam sair de casa. Ao criar uma opção segura para eles se deslocarem de bicicleta, eles podem evitar o uso do transporte público e do carro. Incentivar o ciclismo urbano é bom até para quem não pedala, pois tira passageiros do transporte público e carros das ruas, o que diminui a lotação de ônibus/trens cheios e diminui a poluição causada pelos carros 🙂

(Equipes Bike Zona Sul: Kristofer Willy e Thomas Wang)

#BikeZonaSul #VaiTerCiclovia #CicloviasSalvamVidas #CidadesParaPessoas #SãoPauloPrasPessoas #BikeSP #Mobilidade #Bicicleta #Transporte #BikeFazBemAoComércio #Compartilhe

Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:
YouTube: www.youtube.com/bikezonasul
Instagram: www.instagram.com/bikezonasul
Twitter: www.twitter.com/bikezonasul
Strava: www.strava.com/athletes/bikezonasul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s