Veja a conexão entre Moema e Planalto Paulista!

Recebemos alguns dos projetos das ciclovias e ciclofaixas previstas para 2019 e 2020 pela Câmara Temática de Bicicleta (CTB) e estamos postando conforme analisamos. Já postamos sobre a Rua dos Pinheiros, Av. Ricardo Jafet, Av. Professor Abraão de Morais e Av. Bosque da Saúde.

Hoje vamos falar de uma implantação muito boa, que vai conectar Moema e o Planalto Paulista! Atualmente estas são as ciclofaixas em Moema e no Planalto Paulista:

BZS
Vamos falar do trecho destacado com o círculo, que deve ser conectado com duas ciclofaixas curtas em 2020.

 

A atual ciclofaixa da Avenida dos Aratãs acaba na Alameda dos Anapurus. A implantação prevista para 2020 fará a conexão com a ciclofaixa da Avenida Iraí pela Alameda dos Anapurus:

BZS
Conexão entre a Av. Aratãs e Av. Iraí pela Alameda dos Anapurus.

Da Alameda dos Anapurus em diante, o projeto prevê a continuação da atual ciclofaixa da Avenida dos Aratãs até a Avenida Moreira Guimarães.

BZS
Continuação da ciclofaixa existente indo pela Avenida Aratãs.

Neste projeto podemos destacar as rotatórias nos cruzamentos da Av. Aratãs com as alamedas dos Tupiniquins (1) e dos Guaramomis (2), em laranja:

BZS
(1)Alameda dos Tupiniquins. (2)Alameda dos Guaramomis.

Abaixo temos o projeto de como serão as travessias da ciclofaixa em cada rotatória:

BZS

É muito bom que será sinalizada a travessia de ciclistas em ambas rotatórias e serão instalados tachões na área de ciclofaixa na rotatória, o que ajuda a demarcar a faixa de bicicletas. Para melhorar ainda mais a segurança nas travessias, poderiam ser instalados segregadores, que são mais eficientes em impedir que outros veículos invadam a ciclofaixa.

BZS
A diferença entre tachões e segregadores. Fotos do Chave-de-boca e do Vá e Bike.

 

Estranhamos que o projeto não prevê nenhuma placa de sinalização de direção para ciclistas quando a ciclofaixa chega na Avenida Moreira Guimarães. Seria muito útil instalar placas em direção à passarela, pois dali não é possível ver a continuação da ciclofaixa da Av. Aratãs no Planalto Paulista:

BZS

Do lado do Planalto Paulista também é difícil ver o lado de Moema sem subir na passarela, então sinalizar a continuação da ciclofaixa pode ajudar ciclistas que não conheçam a região.

BZS
Ciclofaixa da Av. Aratãs, lado do Planalto Paulista. Veja o vídeo da requalificação aqui.

Placas de orientação de direção para ciclistas foram anunciadas em 2018, mas foram instaladas somente em alguns trechos da Lapa e da Av. Paulista. Sabemos que o planejamento de orientação de tráfego é complexo, mas esperamos que a CET coloque placas pelo menos nos pontos críticos, como a Av. Aratãs.

O trecho é bem curto, são 4 quadras, então acreditamos que a CET deve começar as obras logo. As ciclovias e ciclofaixas previstas para 2019 e 2020 estão demorando muito, tanto que as mortes de ciclistas tem aumentado e até agora somente a Av. Ricardo Jafet foi implantada.

A Prefeitura pode aproveitar o período de quarentena para acelerar as obras, já que há menos pessoas nas ruas e o impacto das obras no trânsito será menor. Esperamos que todos os 173,35 km de ciclovias e ciclofaixas prometidas pelo prefeito Bruno Covas sejam entregues o quanto antes!

(Equipe Bike Zona Sul: Kristofer Willy e Thomas Wang)

#BikeZonaSul  #VaiTerCiclovia #CicloviasSalvamVidas
#CidadesParaPessoas #SãoPauloPrasPessoas #Mobilidade #Bicicleta #Transporte #BikeFazBemAoComércio   #Compartilhe


Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:
YouTube: www.youtube.com/bikezonasul
Instagram: www.instagram.com/bikezonasul
Twitter: www.twitter.com/bikezonasul
Strava: www.strava.com/athletes/bikezonasul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s