Veja a continuação da ciclofaixa da Av. Carlos Caldeira!

Alguns dos nossos leitores nos perguntaram sobre a ciclovia da Avenida Carlos Caldeira, então resolvemos fazer a análise dela aqui no blog do Bike Zona Sul! Dos 174 km de ciclovias prometidos pela gestão Bruno Covas (PSDB), apenas 3 serão implantadas fora do Centro-Sul: a Av. Carlos Caldeira, a Rua Itapaiúna e um trecho da Rua Miguel Yunes.

BZS
O trecho em azul/roxo deve receber uma ciclovia até o final de 2020. (CET)

A continuação da ciclovia da Av. Carlos Caldeira vai conectar as ciclofaixas existentes na Carlos Caldeira/Rua Padre José de Jambeiro, nos bairros do Jardim Catanduva/Jardim Olinda/Parque Regina e o Terminal João Dias/Estação Giovanni Gronchi.

BZS
Trecho de ciclofaixas em volta do Terminal/Estação Campo Limpo.
BZS
Conexão da ciclofaixa atual com a nova ciclovia no Terminal/Estação Campo Limpo.

BZS

Infelizmente não recebemos o projeto completo, porém pelas imagens acima é possível perceber que será uma ciclovia elevada no canteiro central.

BZS

Detalhes sobre as rampas para acessar a ciclovia, as grades de proteção e a sinalização nas travessias.

O projeto parece interessante, apesar de questionarmos se são necessárias tantas grades já que a ciclovia estará separada das faixas de rolamento por ser mais alta. As grades podem ajudar a proteger os ciclistas das invasões, mas ao mesmo tempo impedem que ciclistas acessem a ciclovia fora dos cruzamentos, o que pode fazer com que muitos ciclistas tenham que circular nas faixas normais para acessar ruas onde não houver travessias de ciclistas. Sem as grades, eles poderiam atravessar a avenida em qualquer ponto para acessar a ciclovia.

Novamente, a CET peca por não instalar placas educativas para motoristas avisando sobre a preferência de ciclistas e pedestres sobre demais veículos, além de prever poucas travessias para acessar a ciclovia que será construída.

Outro incômodo é que a nova ciclovia ainda não vai se conectar com ciclovias existentes/previstas na região:

BZS
Conexões necessárias que ainda não serão feitas. (CET)

Nos círculos laranjas temos:

  1. Ciclofaixas da Vila Andrade/Vila Sônia e Juarez Távora, que começam na Av. Giovanni Gronchi (Morumbi) e vão até a ciclovia da Av. Eliseu de Almeida, na Zona Oeste.
  2. Terminal João Dias/Estação Giovanni Gronchi, onde a nova ciclovia da Av. Carlos Caldeira vai acabar.
  3. Futura ciclovia entre a ciclofaixa da Av. Hebe Camargo e a ciclovia da Ponte Laguna, que se conecta com a Margem Oeste da Ciclovia Rio Pinheiros e a ciclovia da Av. Chucri Zaidan.
  4. Acesso popular para a Ciclovia Rio Pinheiros pela ponte que vai do Terminal à Marginal (sentido Villa-Lobos), que permite ir para as ciclovias da Margem Oeste e da Margem leste.

Em azul marinho nós marcamos as rotas que já são utilizadas por ciclistas mas que a Prefeitura ainda não fará ciclovias, mas esperamos que sejam feitas ciclovias nessas ruas…

Como comentamos no início, infelizmente em 2020 a Prefeitura fará pouquíssimas ciclovias fora do Centro-Sul.. No mapa de Infraestrutura Cicloviária da CET é possível ver que praticamente todas novas estruturas estarão nas regiões da Vila Mariana, Cursino e Ipiranga. Somos a favor de ciclovias nessas regiões, porém precisamos de mais ciclovias no Extremo Sul!

Infelizmente a gestão Doria-Covas demorou muito para perceber a importância das ciclovias para a nossa cidade e fará somente 174 km, o que é muito pouco perto dos mais de 17.000 km de vias que existem… Precisamos de mais ciclovias em toda cidade, é por isso que o Bike Zona Sul e os outros coletivos regionais vão continuar pressionando a Prefeitura!

(Equipe Bike Zona Sul: Kristofer Willy, Paulo Alves e Thomas Wang)

#BikeZonaSul  #VaiTerCiclovia #CicloviasSalvamVidas
#CidadesParaPessoas #SãoPauloPrasPessoas #Mobilidade #Bicicleta #Transporte #BikeFazBemAoComércio   #Compartilhe


Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:
YouTube: www.youtube.com/bikezonasulyoutube
Instagram: www.instagram.com/bikezonasul
Twitter: www.twitter.com/bikezonasul
Strava: www.strava.com/clubs/bikezonasul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s