Cachoeira de Marsilac

Localizada no Pólo de Ecoturismo de São Paulo, que compreende a região da Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos, está a Cachoeira de Marsilac. O local é um refúgio natural que permite nadar ao longo do rio e aproveitar a queda d’água formada pelas pedras. Aos finais de semana e feriados também é possível praticar tirolesa, instalada nas margens do rio.

Cachoeira de Marsilac Bike Zona Sul
Cachoeira de Marsilac

A Cachoeira do Marsilac é formada pelas águas do Rio Itanhaém/Capivari, um dos poucos rios de águas limpas da cidade de São Paulo. Apesar de ser conhecida como uma cachoeira, ela é apenas uma corredeira com bastante declive, mas com um ótimo ponto para banho.

O trajeto total possui cerca de 70km (ida e volta) com DIFICULDADE MÉDIA, devido aos aclives pelo caminho. Passa por terrenos com asfalto e tráfego intenso, mas também há um trecho com cerca de 6km em estrada de terra e lama, que é possível transitar com qualquer tipo de bicicleta, porém é bastante recomendável utilizar pneus híbridos (liso no centro e cravado apenas nas laterais, para uso em asfalto e terra). O percurso é possível ser feito por qualquer pessoa, desde que ela já tenha o hábito de pedalar ao menos uma vez por semana em um trajeto de 40km sem se cansar.

Cachoeira de Marsilac Bike Zona Sul
Existem trechos de ciclovias na Av. Sen. Teotônio Vilela e na Estrada Eng. Marsilac.
Cachoeira de Marsilac Bike Zona Sul
Paisagens incríveis pelo trajeto. Vale do Embura, próximo a Sete Curvas.

NOVA OPÇÃO DE TRAJETO

Focado no cicloturismo, MTB e até mesmo para quem está começando a pedalar longas distâncias, o novo percurso passa por várias estradas de terra desde a região do Varginha, Chácara Sto. Amaro até Colônia, onde é possível conhecer a Igreja e o Cemitério de de Colônia, o mais antigo da cidade e aproveitar para almoçar na região.

Depois de Colônia, segue-se por um pouco de asfalto até chegar à bifurcação para Eng. Marsilac e posteriormente pela Estrada do Caibro até a linha do trem, onde prosseguimos rumo à Vila de Marsilac e por fim, até a cachoeira. Ao longo de todo esse trajeto, belíssimas paisagens e muitas chácaras encontramos pelo caminho por estradinhas com aclives curtos.

Cachoeira de Marsilac Bike Zona Sul
Bifurcação para a Estrada do Caibro. Entrar à esquerda para seguir para a Cachoeira de Marsilac

O trajeto está todo indicado pelas linhas verde (percurso de ida) e azul (retorno), sendo complementado pela rota original, sendo possível ser feito com qualquer bicicleta, com exceção das speeds, pois trata-se de estradas de terra batida. Vale a pena conhecer.

REGULAMENTO

A cachoeira fica dentro de uma propriedade particular que é administrada pelo SelvaSP, mantendo a preservação e manutenção do local. Portanto, para custear os gastos com a conservação, é cobrado uma taxa de 5 reais para ter acesso ao local. Também é necessário obedecer as seguintes regras de preservação da área.

Bike Zona Sul Cachoeira de Marsilac 2
Acesso à Cachoeira de Marsilac

Reprodução do comunicado e regulamento da Cachoeira de Marsilac, onde são apresentadas as principais mudanças que foram realizadas desde o final de 2015 para obter a preservação do local:

SelvaSP Parque de Aventura/CACHOEIRA DE MARSILAC

Atenção senhores visitantes, comunidade local, viemos através deste informar a todos que o sistema de visitação do atrativo natural CACHOEIRA de MARSILAC, onde está sendo implantado o SelvaSP Parque de Aventura, a partir do dia 12 de Dezembro terá as seguintes mudanças:

– Não será mais permitido a realização de churrasco na área do parque, o picnic será permitido até fevereiro de 2016 na área indicada, após está data não será permitido entrar com alimentos e bebidas no local (será implantado lanchonete e restaurante no local);
– A utilização de som automotivo é proibido, sujeito a multa;
– O SelvaSP Parque de Aventura é uma propriedade particular, portanto estabelece suas regras para o bom convívio de todos;
– Será cobrado taxa de entrada no valor de R$5,00 por pessoa, incluso:
Natação no Rio Capivari;
Trilha ecológica auto guiada;
Vestiários;
Estacionamento;
Serviço de monitoria ambiental e orientação de público;

Obs: se o visitante optar pela a aquisição de umas das atividades de Ecoaventura como Bóia CROSS, SUP, tirolesa entre outras será isento da taxa de entrada.

A comunidade local será isento da taxa de entrada, sendo restringido o benefício para os moradores residentes ao limite geográfico da Vila de Engenheiro Marsilac. Sendo que para obterem o benefício terão que realizar o cadastro junto a gestão do parque para a obtenção da carteirinha individual, com assinatura de compromisso ambiental, que será realizado no próprio parque.

Agradecemos a atenção de todos.

Informações e reservas:
reservaselvasp@gmail.com
11 9.5499-7070 / 9.4727-4296 / 9.4728-5809 WhatsApp

Cachoeira de Marsilac Bike Zona Sul
Cenas que só vemos na Zona Sul de São Paulo. Trem cargueiro cruzando a região de Marsilac.

RESUMO

– Tema do pedal: aventura / ambiental / cicloturismo.

– Nível de dificuldade: intermediário (para quem já pedala ao menos 50km com subidas sem se cansar).

– Distância: 70km (ida e volta).

– Ritmo recomendado: médio (15 a 25km/h).

– Tipo de terreno: 95% em asfalto, com um trecho de 6km em estrada de terra batida.

– Tipo de bicicleta indicada: qualquer modelo. Speeds terão maior dificuldade no trecho de terra, mas é possível, exceto em dias chuvosos.

– Confira mais fotos do trajeto:

Cachoeira de Marsilac 2015 https://www.facebook.com/media/set/?set=a.899962263358648.1073741871.166744686680413&type=3

Cachoeira de Marsilac 2016 https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1076536389034567.1073741916.166744686680413&type=1&l=286fc141bc

– Mapa do trajeto no Strava (esteja logado para ver detalhes / considere o trajeto apenas a partir da Estação Grajaú): https://www.strava.com/activities/504938355

– Mapa do trajeto Google Maps:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s