top of page

CAFÉ DA MANHÃ DO CICLISTA

O Café da Manhã do Ciclista é uma ação comunitária promovida pelo Coletivo Bike Zona Sul, que busca homenagear os cidadãos que utilizam a bicicleta como meio de transporte, proporcionar a convivência entre os ciclistas da região, trocar experiências, fortalecer laços de contato na periferia e estimular a mobilidade ativa, através da bicicleta.
Café da Manhã do Ciclista no Largo do Socorro - Foto: Paulo Alves
Inspirado em ações realizadas no centro expandido por associações e ONGs como a Ciclocidade e Bike Anjo, o projeto do BZS é destinado a pessoas que fazem uso da bicicleta como meio de transporte nas periferias da Zona Sul em pontos de alto fluxo de ciclistas.
Café da Manhã do Ciclista no Grajaú - Foto: Paulo Alves

HOMENAGEM AO CICLISTA:

A ideia é nos aproximar das centenas de ciclistas, que vão e vem pelo extremo sul, dialogar e homenageá-lo pelo uso constante da bike, oferecendo um delicioso café e, indiretamente, chamar a atenção das milhares de pessoas ao redor, que também se deslocam todos os dias de carro, transporte público e à pé, promovendo a ação que é focada nos ciclistas, mas mostrando que a bicicleta é uma solução possível para a cidade.

Café da Manhã do Ciclista no Grajaú - Foto: Paulo Alves

RECURSOS:

Os recursos do Café da Manhã do Ciclistas são provenientes dos próprios membros do coletivo, que se mobilizam com muita dedicação, conseguindo comprar alimentos e brindes a serem distribuídos, bem como, parcerias com empresas, associações de ciclistas e ONGs, como o Instituto CicloBR, onde auxiliamos em parceria no primeiro café da manhã realizado no Largo do Socorro.

Oficina no Café da Manhã do Ciclista - Foto: Amigos do Pedal

OFICINA E BRINDES:

Além de saborear um delicioso café da manhã, o ciclista usufrui gratuitamente de uma oficina comunitária para ajustes e pequenos reparos e ainda ganha brindes e/ou kits de acessórios para a sua segurança nos deslocamentos de bicicleta pela cidade como luzes ou coletes de sinalização.

Café da Manhã do Ciclista no Largo do Socorro - Foto: Paulo Alves

CICLOATIVISMO:

Ações como essa, também servem para chamar a atenção do poder público e mostrar a importante demanda de ciclistas, especialmente em bairros como o Grajaú, onde não possui nenhum quilômetro de estrutura cicloviária, mas mesmo assim, as pessoas pedalam. É recompensador ver o sorriso das pessoas recebendo essa mínima atenção nos extremos da cidade.

Café da Manhã do Ciclista no Largo do Socorro - Foto: Paulo Alves
Dessa forma, a ação pretende atender ainda mais os ciclistas, que frequentemente passam pelo local indo ao trabalho, vindos da periferia, muitos em condições de pobreza, onde buscamos incentivá-los ao uso da bicicleta, tendo uma atenção especialmente à mulheres e iniciantes no pedal, pois entendemos que elas são fundamentais para promover os deslocamentos ativos. Como dito anteriormente, ações como essa, também chamam a atenção de toda a população em geral e são importantes para estimular quem ainda não aderiu ao uso da bike em seu dia a dia.
Ajude o Coletivo Bike Zona Sul a continuar levando o Café da Manhã do Ciclista para outros extremos da Zona Sul, patrocinando a ação.
Quer divulgar sua marca, sua bicicletaria ou um produto, que esteja em sintonia com o projeto? 
Entre em contato:
bottom of page