Roteiros de Cicloturismo na Zona Sul

Bike Zona Sul

Destacamos nessa página alguns roteiros de cicloturismo com mapas sugeridos no Pólo de Ecoturismo de São Paulo ou passando próximo à região.

A maioria dos percursos tem saída de pontos estratégicos no bairro de Grajaú, para facilitar a intermodalidade com os trens da linha 9 da CPTM ou acesso pedalado pela Ciclovia Rio Pinheiros ou ainda pela Av. Atlântica (antiga Robert Kennedy).

Para todos os passeios turísticos, sugerimos seguir as recomendações importantes dos Pedais Bike Zona Sul, onde você encontra dicas interessantes para não passar apuros durante sua exploração turística. Recomendamos também ir em grupos, assim facilita solucionar possíveis problemas mecânicos.

Bike Zona Sul Pólo de Ecoturismo de São Paulo

No extremo sul da capital estão localizados três grandes distritos: Capela do Socorro, ParelheirosMarsilac, que contemplam diversos pontos de interesse como o Grajaú, Ilha do Bororé, Colônia, Parelheiros, Embura, Curucutu, etc. Juntos, partes desses distritos, formam o Pólo de Ecoturismo da Cidade de São Paulo.

O Pólo de Ecoturismo da capital paulista nasceu por meio da lei nº 15.953, de 7 de janeiro de 2014. Assim, as atividades de ecoturismo da região passaram a ser normatizadas e a área começou a ser alvo de incentivos e benefícios fiscais, a fim de estimular o seu desenvolvimento econômico e social.

Esportes radicais, passeios em família, visitas a espaços históricos, uma tarde de pescaria. Você só precisa de disposição, um par de tênis e uma câmera para registrar momentos inesquecíveis na região do extremo sul da cidade.

Quem visita a região pode encontrar duas aldeias indígenas (Krukutu e Tenondé-Porã) e contemplar três bacias hidrográficas: Capivari, Guarapiranga e Billings. São quilômetros de Mata Atlântica intocados – a área ocupa quase 25% da cidade de São Paulo.

O Pólo é isso: história, cultura, ar puro e muita natureza!

Fonte: http://www.cidadedesaopaulo.com/ecoturismo/bemvindo/historia

Bike Zona Sul Cicloturismo no Pólo de Parelheiros
Cicloturismo em Marsilac, Pólo de Ecoturismo de São Paulo

ROTEIROS

Antes de planejar qualquer um desses roteiros cicloturísticos, faça uma pesquisa prévia do percurso que deseja realizar, compatível com nível de dificuldade, altimetria e pontos a serem visitados, buscando sempre também respeitar seus limites para que você possa ter uma experiência agradável pedalando pelo Pólo de Ecoturismo.

 

Represa de Guarapiranga – Nível Fácil – Em breve

Parque dos Búfalos – Nível Intermediário – Em breve

Riviera – Nível Intermediário (MTB) – Em breve

Templo Quan-Inn – Nível Fácil

Rota Arte Urbana Ambiental – Nível Intermediário

Sólo Sagrado de Guarapiranga – Nível Intermediário – Em breve

Vale dos Templos – Nível Intermediário

Cachoeira de Marsilac – Nível Intermediário Longo

Mirante do Núcleo Curucutu – Nível Difícil (MTB) – Em breve

Caminhos do Capivary – Nível Intermediário (MTB) – Em breve

Grand Canyon da Zona Sul – Nível Difícil (MTB) – Em breve

Cachoeira do Jamil, Oculta e Poço das Virgens – Nível Difícil (MTB)

Paranapiacaba via Balsas – Nível Difícil (MTB)

Rota Márcia Prado – Nível Intermediário Longo

Volta do Frango – Nível Difícil (Speed)

 

Participe do grupo Bike Zona Sul Cicloturismo no facebook, destinado a ciclistas que desejam explorar rotas de cicloturismo na Cidade de São Paulo e também marcar passeios pelo Pólo de Ecoturismo de São Paulo.

Anúncios

2 comentários em “Roteiros de Cicloturismo na Zona Sul

  1. Parabéns pela iniciativa! Será que é possível uma seleção de roteiros para quem esta começando na cicloturismo com dificuldades de leve a moderado? Sempre tenho muita vontade de participar dos passeios do BZS mais fico com receio de não conseguir acompanhar o grupo pois normalmente é uma quilometragem alta e dificuldade difícil…Valeu! Abraço Wilson.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s