Sobre a Bike Zona Sul

Bike Zona Sul

O Bike Zona Sul é um coletivo de ciclistas voltado à promoção do uso da bicicleta nas vertentes mobilidade urbana, lazer e turismo na Zona Sul de São Paulo, com foco principal na orientação do ciclista iniciante.

Iniciado como um grupo de debates na internet, durante os anos o Bike Zona Sul diversificou seu campo de atuação, realizando eventos, debates, passeios e até intervenções na política cicloviária da cidade. Atualmente é o maior coletivo regional de ciclistas de São Paulo, contando com diversos colaboradores voluntários em cada ação e alcance de mais 100 mil pessoas nas redes sociais.

Apresentamos o dia-a-dia do ciclista urbano, desde a distante periferia da cidade até a selva de pedra no centro da capital, onde só de bicicleta é possível enxergar em detalhes os espaços públicos, notar os problemas urbanos e perceber as belezas da cidade, sob uma ótica bem diferenciada.

Mais que um canal de informações que compartilha o cotidiano dos ciclistas na Zona Sul de São Paulo, o coletivo busca manter um diálogo constante com os meios de comunicação e órgãos governamentais com o objetivo de buscar melhores condições e infraestrutura para o ciclista urbano.

Os ciclistas do Bike Zona Sul são engajados na busca de melhorias para a região e, por isso, estão constantemente presentes nos espaços institucionais de promoção de políticas públicas, além de liderarem ações de mobilização da sociedade civil e obter conquistas como a definição de trajetos cicloviários.

Dessa forma, o coletivo tem um papel real de representatividade dos ciclistas da Zona Sul, o que se reflete na intensa procura pelo grupo nas redes sociais, nos pedais e em eventos, e no reconhecimento obtido junto ao poder público, que convidou membros do grupo para ocupar uma cadeira na Câmara Temática de Bicicleta do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte.

É importante lembrar da singularidade da Zona Sul em relação à mobilidade urbana: além de ser a maior região da cidade, reúne alguns dos bairros em que mais se pedala no dia-a-dia, como Grajaú, Socorro, Jd. Miriam, Pirajussara e Santo Amaro, com até 2 mil viagens por dia (Fonte: Pesquisa de Origem e Destino do Metrô – 2007).

Para nós, o pedalar pela Zona Sul, além de uma paixão, é uma gesto transformador, que potencializa a apropriação e a valorização dos espaços públicos e a integração das pessoas.

Em síntese, o que motiva o Bike Zona Sul pode ser definido com uma frase do artista plástico uruguaio Torres Garcia: “Nosso norte é o Sul”.

Missão:

Promover a sensação de liberdade que só a bicicleta é capaz de trazer, através do uso como meio de transporte na cidade e o cicloturismo no Pólo de Ecoturismo de São Paulo, Zona Sul da Capital.

– Conheça um pouco sobre os editores do Bike Zona Sul:

 

Alex Gomes

Alexandre Liodoro

Carla Moraes

Diego Brea

Ianca Loureiro

Marivaldo Lopes

Paulo Alves

Thomas Wang

.

12647417_1062133017141571_7588249365621791629_n


Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:

Anúncios